Assediado

Cotado pelo PSD como possível candidato à prefeitura de Içara, o empresário Anselmo Freitas começa a ser assediado por outras legendas. O PSL por exemplo levou Anselmo para uma conversa com o governador Carlos Moisés. Segundo Anselmo, foi uma pauta ampla, que abordou a cadeia produtiva do plástico, setor de reciclagem e as desonerações fiscais. “Mas claro que também falamos de política”, confirma o empresário. Esse assédio do PSL à Freitas começou na última semana. Em encontro na capital do Estado, o deputado federal Daniel Freitas fez o convite à Anselmo e disse que ” a família precisava conversar”. Anselmo não esconde o desejo de participar do processo. “Ou como candidato ou apoiando um candidato, mas vou estar no processo. Temos um grupo de empresários que teve essa abertura na cooperativa e que quer fazer parte do processo. Não mais apenas criticar, mas ajudar como estamos fazendo na Cooperaliança, onde os resultados até aqui são muito bons”.

Sem definições

Anselmo Freitas também não esconde que tem conversado com o PSD. Admite inclusive que estas tratativas estão em estágio adiantado. Nega, no entanto, que exista uma definição. “Estamos conversando. Estou analisando, mas uma posição oficial não existe. Eu preciso analisar antes, até porque existem muitas amarras. Só vou pronunciar quando tiver essa posição tomada. Também não tenho a pretensão de ir para um partido e já me apresentar com a condição de candidato. Mas vamos participar do processo”, reforça.

Previdência

Deputado Pedro Uczai traz nesta sexta-feira o ex-ministro Miguel Rosseto a Jaguaruna. Na pauta, a Reforma da Previdência. Se por um lado o Governo Federal trabalha para convencer a população da importância da Reforma para a economia do país, a oposição fará esforço semelhante para mostrar que os trabalhadores mais pobres é que irão pagar a conta.

Cristalcopos

Estrutura que foi consumida pelas chamas em Içara começa aos poucos a ganhar forma. Pelo menos 50% da estrutura já foi finalizada e vem sendo utilizada como depósito de materiais. Até o final do ano, a intenção é retomar as atividades com mais de 100 trabalhadores.

Desconto

Foi aprovado na sessão do Legislativo de Içara um projeto do Governo Municipal que isenta a Librelato implementos rodoviários da cobrança de IPTU. “A empresa fez o pedido do Conselho de desenvolvimento econômico com base na geração de empregos. Solicitou também a isenção do ISS e Alvará, mas apenas a isenção do IPTU foi aprovada pelo Conselho. Agora com a aprovação no ano que vem a empresa garante o benefício”, explica o prefeito Murialdo

Aeroporto

Deputados que representam o Sul de Santa Catarina em Brasília tiveram uma nova reunião com a Anac para discutir a operação da Latam em Jaguaruna. “Ficou claro que a Latam tem um problema com a seguradora das aeronaves. Se não tiver os bombeiros, a seguradora não cobre eventuais danos. Então já encaminhamos ao governador um pedido para que coloque os profissionais a distribuição. Enquanto isso não ocorrer, os voos não retornam”, avisa a deputada Geovania de Sá.

Aeroporto Regional Sul de Jaguaruna SC Data 09 04 2015 Foto Ulisses Job 07

Processo novo

Governo de Içara vai relançar o processo licitatório para a construção do novo Paço Municipal. Na licitação aberta nesta segunda-feira, as empresas apresentaram propostas acima do teto estabelecido no orçamento do governo municipal. “Então vamos manter o projeto e retirar apenas o sistema de ar-condicionado. A meta segue sendo inaugurar a primeira etapa ainda este ano”, explica o prefeito Murialdo.

Em discussão

Conselho de habitação de Içara está discutindo a possibilidade de reduzir o tamanho médio dos lotes na cidade. A justificativa são os financiamentos da Caixa. O limite de financiamentos para a faixa 2 está em 140 mil reais. Como os lotes custam em média 75 a 80 mil, com isso, as famílias não conseguem comprar o terreno e fazer a obra com o mesmo financiamento. Então a proposta é reduzir o tamanho padrão dos lotes. Consequentemente se reduz valor e dessa forma se facilita o processo de financiamento e construção de unidades habitacionais nos novos loteamentos. O processo ainda está em fase inicial de debate.