Para receber os estudantes içarenses nessa terça-feira, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia organizou uma recepção para lá de divertida. Música, brincadeiras e escolas decoradas com temáticas que serão trabalhadas durante o ano fizeram parte do primeiro dia de aula na rede municipal, tanto no ensino fundamental quanto na educação infantil.

Na escola Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete, o tema para 2019 será “Quintino no meu coração, 40 anos de Educação”, uma vez que a unidade educacional completa quatro décadas de atividade no mês de abril. Além disso, os estudantes foram presenteados com calendários e também foi inaugurado o parque infantil.

Já os alunos da escola Lucia De Lucca, no Jardim Silvana, receberam lápis personalizados como lembrança do primeiro dia de aula.

A temática para o ano letivo na escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, do bairro Raichaski, está voltada ao projeto apresentado no ano passado pelo vereador Alex Michels “Escola empreendedora: semeando o futuro”.

A unidade escolar receberá o projeto piloto da proposta, que tem como objetivo, segundo a diretora Dalva de Mello Martignago, desenvolver competências de tomada de decisão, planejamento, superar obstáculos, ter iniciativa, trabalhar em equipe, entre outras ações. “Nesta questão, vamos trabalhar com horta que já está com a estrutura pronta e à espera dos alunos”, afirma. A proposta envolverá estudantes do primeiro ao nono ano.

Já no CEI Zilda Arns Neumann, no bairro Primeiro de Maio, além da criançada, os pais também foram surpreendidos pelo colorido da decoração e a animação da equipe da diretora Daniela Silveira.

“Nossos alunos, a partir deste ano, receberão os livros do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da editora Positivo. Da pré-escola ao nono ano, cada estudante receberá bimestralmente o ‘livro integrado’, material distribuído gratuitamente pelo governo”, ressalta a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni.

 

Sistema “on”

 

Além disso, de acordo com a secretária, crianças e adolescentes terão aulas virtuais, por meio do sistema “on”, que vai reforçar de maneira lúdica os conteúdos vistos em sala de aula.

As novidades também chegam para professores, monitores e equipes administrativas das unidades escolares que, por meio dos novos sistemas adotados, receberão formação continuada na área de tecnologia; por disciplina (ensino fundamental); educação infantil, voltada aos alunos do último ano da pré-escola; e educação especial.

 

Creche é inaugurada no Loteamento Lima

 

A volta às aulas em Içara também contou com uma nova unidade. Com capacidade para atender 100 crianças, a Administração Municipal abriu oficialmente as portas do Centro de Educação Infantil Anna Escaravaco Fernandes, no Loteamento Lima.

Com a nova creche, que será formalmente inaugurada na segunda-feira, às 19 horas, o governo amplia as mil novas vagas na educação infantil, uma das premissas do prefeito Murialdo Gastaldon. “A rede formada pelos Centros de Educação Infantil de Içara agora está reforçada com a nova creche no Loteamento Antônio Lima. Além disso, com a ampliação de uma sala no CEI Algodão Doce, no bairro Jaqueline, estamos ofertando 120 vagas a mais este ano para as crianças içarenses”, pontua o chefe do Executivo.

A estrutura do CEI possui salas de aula, fraldário e cozinha, dentro das normas de acessibilidade. “Temos uma sala para o maternal, uma para o pré-escolar, duas salas para berçários e a sala do soninho. Ao todo, 23 funcionários realizam o atendimento dos pequenos, entre direção, auxiliares e professores”, informa a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni.