Semestre positivo

Secretária de Educação de Içara termina o primeiro semestre de 2022 empolgada com os resultados da pasta. “Tivemos um primeiro semestre muito bom, de muitas realizações e de avanços na educação de Içara. Projeção é que o ano feche no mesmo ritmo. Estamos em treinamento constante das equipes e com fortes investimentos na infraestrutura”, destaca Rose Reynaud. Em entrevista à Massa FM, ela ressaltou também a formação de mão de obra qualificada no município, que tem a ação direta da pasta, a formação dos grêmios estudantis e as salas makers. “Onde os alunos colocam a mão na massa. Vamos ter também os projetos 4.0. Ele será montado em contêineres e devem sair do papel ainda este ano. O foco deste projeto é na formação de mão de obra. Queremos aproveitar as vagas que estão surgindo na nossa economia para que elas possam ser ocupadas por nossos jovens cada vez mais qualificados”.

Vacina

Governo Federal está lançando uma nova campanha de incentivo à vacinação. Objetivo é reverter os péssimos números registrados em todo o país, principalmente quando o assunto é a imunização das crianças. Em paralelo, prefeituras da região também trabalham para reverter esse cenário. Em Morro da Fumaça, por exemplo, equipes da Secretaria de Saúde estão fazendo busca ativa nas escolas para alertar os pais sobre o risco de não imunizar os filhos.

Falando nisso

Criciúma reuniu os diretores da rede municipal ontem para falar da lei que trata da obrigatoriedade da apresentação de declaração atualizada de vacinas pelos responsáveis legais do aluno, no ato de matrícula ou rematrícula escolar. “Muitas escolas ainda não conhecem essa lei, que é dessa maneira que deve ser feita a matrícula das crianças. Agora temos que exigir o comprovante de vacinação, e não mais a carteirinha”, ressaltou a prefeita em exercício Roseli de Lucca.

Gastronomia

As secretarias de Turismo de Balneário Rincão, juntamente com os empresários do setor gastronômico, estão em fase de implantação da rota gastronômica na cidade. O projeto envolve 26 empreendimentos. “Fizemos um Plano Municipal de Turismo, e uma das etapas desse plano era a criação de uma associação turística, e após a rota gastronômica. A intenção é atrair cada vez mais pessoas para a nossa Cidade”, ressalta Fernando Casagrande.

De novo

Antídio Lunelli recebeu visita do presidente em exercício do MDB, Edinho Bez, e voltou a reafirmar a sua condição de pré-candidato ao Governo de Santa Catarina. Ele quer ir para a convenção nesta posição e deixar a decisão para os integrantes do diretório do 15.

ACP

Uma nova reunião programada para Criciúma deve definir medidas para flexibilizar a chamada ACP do Carvão. Criada no início dos anos 90, as restrições impostas pela ACP têm travado investimento em muitos municípios da região. O encontro em Criciúma ainda não tem data definida. Ele foi alinhado durante reunião realizada em Brasília com o Ministro de Minas e Energia. O pedido dos prefeitos é para que o caso seja avaliado com urgência para evitar prejuízos econômicos para as cidades da Amrec.

Redução

Mudanças na alíquota do ICMS que incide sobre a gasolina já começa a ter efeitos para o consumidor. Postos já recebem produto isento de impostos federais, zerados pela mesma lei que estabeleceu o teto de 17% na alíquota de ICMS dos Estados. Com isso, em média a gasolina está tendo redução de 40 centavos. Apesar disso a previsão do setor para os consumidores não é das melhores. Previsão é de que novos reajustes sejam anunciados em breve pela Petrobras em função da instabilidade do preço do petróleo no mercado internacional.