Economia bem vinda

Presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Itamar da Silva, terminou a semana celebrando a economia de quase 2,4 milhões que serão devolvidos aos cofres públicos. Em entrevista à Massa FM, ele fez questão de agradecer ao empenho de cada vereador. “Foi um trabalho conjunto. Todos fizeram sua parte e conseguimos administrar essa verba com responsabilidade. O resultado foi essa sobra de caixa que será muito bem vida ao município. Não teve nenhum segredo, apenas tratamos a coisa pública com seriedade”, argumentou. Itamar também garantiu que, pelo menos por ora, não há mais na casa a discussão de construção ou compra de sede própria. “Estamos em um local privilegiado e que tem nos servido bem. Estamos pagando aluguel, mas nesse momento o custo benefício compensa”.

Proposta diferente

Mas entre os vereadores há quem defenda um destino diferente para a economia feita na casa. Há uma sugestão em debate em alguns gabinetes para se criar uma legislação que ative um fundo para a distribuição de recursos entre os parlamentares através de emendas impositivas. A intenção é usar o mesmo mecanismo existente em Brasília e na Alesc. A defesa de quem apoia a ideia é que isso vai permitir aos parlamentares atenderem diretamente a pedidos de suas comunidades e permitir mais visibilidade ao trabalho de todos.

Na região

Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, cumpre agenda na próxima semana no Sul do Estado. Pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, Loureiro vai conversar com militantes e lideranças empresariais do Sul do Estado. O objetivo é buscar apoio e propostas para sua campanha. Gean é filiado ao Democrata que agora se fundiu com o PSL criando o União Brasil.

Quem esteve

No Sul do Estado foi o deputado estadual Marcos Vieira. O tucano veio a Içara para celebrar o aniversário do ex-deputado Doia Guglielmi. O parlamentar saiu da região com compromisso de liberar emendas parlamentares para algumas obras de Içara.

Aeroporto

A ordem de serviço para o início das obras de revitalização do Aeroporto Diomício Freitas deve ser assinada em dezembro. A informação é do Prefeito de Forquilhinha José Cláudio Gonçalves, o Neguinho. Segundo ele, todo o processo deveria ter sido concluído em novembro, mas a empresa Prado, vencedora do certame, demorou para repassar a documentação necessária o que atrasou o processo. A aposta do prefeito é que após ser revitalizado o aeroporto volte a ser uma ferramenta para o desenvolvimento da região.

Incentivo

O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, sancionou a Lei que concede incentivo fiscal e econômico para empresas que se estabeleçam ou ampliem as atividades no município. O texto, de iniciativa do Poder Executivo, cria ainda o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE). Segundo o prefeito o objetivo da nova legislação é tornar o município cada vez mais atrativo para os empreendedores.

Certificado

Nesta sexta-feira, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-Amrec) recebeu o certificado de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A cerimônia foi em no município de Iguatemi, Estado do Mato Grosso do Sul. O presidente da Amrec e prefeito de Orleans, Jorge Koch, representou os prefeitos e recebeu o certificado das mãos da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Ainda acompanharam a entrega do certificação a veterinária do CIM-Amrec, Mariah de Freitas Marques, o secretário de Agricultura e o veterinário do município de Içara, Silvio Viana e Saulo da Boite Goularte, respectivamente.