Preocupação

A medida provisória que proibiu o desconto em folha da contribuição sindical está gerando preocupação também entre a classe patronal. Vice-presidente da Fiesc Regional Sul, Diomício Vidal, disse na manhã dessa terça-feira, durante entrevista à Rádio Difusora, que a medida pode comprometer as ações dos sindicatos patronais e também da própria Fiesc. “Os sindicatos sobrevivem dessas contribuições e realizam trabalhos importantes. E essa medida trará reflexos, aliás, já está trazendo. Esse é um assunto que vamos discutir dentro da Fiesc e buscar alternativas”, adianta. Na região um dos primeiros impactos da nova medida pode ser a greve no setor da mineração. Informação é de que toda a negociação estava fechada, mas a retirada da contribuição em folha mudou os rumos da negociação e encaminhou o setor para uma paralisação nas próximas horas.

Aguardando

Diretor administrativo do São Donato detalhou na manhã dessa terça-feira, durante entrevista à Difusora, o encontro realizado na segunda com o secretário de Estado da Saúde. Na pauta, um pedido para que o Estado custei o funcionamento dos dez leitos de UTI da instituição até que o SUS faça o credenciamento. “Também pedimos o pagamento do custeio da maternidade. São praticamente quatro meses de atraso que podem comprometer o funcionamento da instituição. O secretário pediu 30 dias e vamos aguardar”, argumenta Júlio De Luca.

Rompe

A decisão será na quinta-feira, mas a julgar pela movimentação nos bastidores, o Governo de Criciúma deve, sim, romper com a Casan e assumir os serviços de água e esgoto. O mesmo caminho deve ser seguido por outros municípios. Ontem, durante entrevista à Difusora, o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, afirmou que a meta é melhorar o serviço prestado e reduzir o valor cobrado dos contribuintes. “É possível e estamos trabalhando em cima disso”.

Vai sair

Governo de Criciúma detalhou ontem na Câmara de Vereadores o projeto que prevê um mergulho de veículos na avenida Centenário. Obra em frente à rodoviária vai garantir mais segurança para os pedestres. A obra, orçada em R$ 2,6 milhões, será licitada hoje. “Vamos dar prosseguimento a este investimento que vai melhorar bastante a passagem de pedestres por ali e valorizar toda a região”, explica a secretária Kátia Smielevski.

Eleições unificadas

Deputado Rogério Peninha Mendonça está propondo uma emenda à Constituição para unificar o processo eleitoral do Brasil. O emedebista está reativando um debate que já foi feito em outros momentos, mas que acabou não evoluindo. A defesa de Peninha é que unificando eleições o país funcionaria mais. “Porque não íamos parar para o processo eleitoral de dois em dois anos, como acontece atualmente. Pela proposta, os atuais prefeitos teriam seu mandato estendido por dois anos e em 2022 teríamos eleições gerais”, projeta. No entanto, em um ano de reforma da Previdência dominando o debate, é improvável que o assunto tenha um desfecho.

Bom momento

A Librelato Implementos Rodoviários está com 40 vagas de emprego abertas para contratação imediata. São vagas para diversas funções como pintor e soldador, por exemplo. Os interessados em garantir uma oportunidade precisam procurar a sede da empresa, às margens da SC-445, com um currículo em mãos. Quem não tiver qualificação pode aproveitar a qualificação que é oferecida pela própria empresa.

Candidato

Vereador e presidente da Câmara em dois mandatos, Calita Bortolin vai colocar seu nome à disposição para disputar o Governo de Morro da Fumaça pelo MDB. Disse que pretende começar a trabalhar pela candidatura. “Vou conversar com as lideranças e se a população e o partido entender que sou uma boa opção, vamos enfrentar o processo eleitoral”.

Nova Cermoful

Presidente Ricardo Bitencourt avalia 2019 como um ano promissor para a cooperativa de Morro da Fumaça, mas que tem atuação também em Içara. A entidade, segundo ele, vive um momento de franca recuperação e nos próximos meses começará também um processo de renovação. Boa notícia, já que a cooperativa é um patrimônio do município.