Com mudanças, Tigre quer surpreender o vice-líder

42

Equipe encara o Atlético-GO para deixar a zona de rebaixamento da competição

Hoje é dia de mais uma “decisão” para o Tigre. O Criciúma joga para deixar o Z-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, mas tem do outro lado o vice-líder da competição, o Atlético-GO. Para o jogo desta noite, marcado para as 19h15, no estádio Heriberto Hülse, o Tigre deve ter um apoio especial da arquibancada.

Com a promoção de ingressos a R$ 5 para os sócios e R$ 10 para aqueles que não são associados, são esperadas entre 8 mil e 10 mil pessoas no Majestoso. E o técnico Waguinho Dias já adiantou que vai fazer de tudo para recompensar este torcedor.

“Pode, de repente, ser um bom futebol, pode não ser, mas será um momento de superação, de ganhar, de ter a vitória em casa, de buscar os três pontos. Então vale tudo. Vale dentro de campo antever uma jogada, falar mesmo, transferir um para o outro que precisa marcar, chamar atenção e mostrar como está. Só tem essa maneira: todo mundo ligado e concentrado para poder vencer”, destaca o treinador.

Contratado para tirar o Criciúma da incômoda situação que vive no campeonato, Waguinho ainda não venceu. Em três partidas foram dois empates e uma derrota. E para conquistar o primeiro triunfo no comando tricolor, fará mudanças. Inclusive já confirmou o time que entrará em campo.

O Tigre irá com Bruno Grassi; Carlos Eduardo, Sandro, Derlan e Marlon; Liel, Eduardo, Foguinho e Caíque; Vinícius e Léo Gamalho. Mas a maneira de jogar será diferente. Sai o esquema com três atacantes e entra em cena o 4-4-2, com Liel mais recuado, Eduardo e Foguinho fazendo os lados do losango, e Caíque atuando avançado.

“Eu posso fazer um losango, um 4-4-2, que eu vou ter a minha ofensividade e o meu equilíbrio no meio-campo. A entrada do Caíque visa uma mobilidade maior que eu quero ao setor. Se eu coloquei três: eu quero que o Foguinho e o Caíque se mexam. Então, se ele conseguir fazer a ponta do losango, no meio, chegando com maior precisão, como ele fez com o Léo Gamalho, no segundo tempo em Belo Horizonte, dando aquela assistência, eu acho que nós vamos estar equilibrados e uma equipe que começa a ser mais ofensiva: pelo lado direito com o Foguinho e o Carlos Eduardo e, pela esquerda, com o Caíque e o Marlon. Essa é a minha ideia”, explicou o treinador.

“Eu precisava de uma equipe mais leve, eu gosto de um time que jogue ofensivamente, mas muito equilibrada. Essas foram as minhas opções: na lateral-direita colocamos um jogador mais leve. Era pra jogar o Marcos Vinícius, mas ele sentiu uma lesão no treinamento. Vai jogar o Carlos Eduardo, que também já jogou e é da nossa confiança. A outra mudança: o Wesley, infelizmente, por suspensão, não vai jogar, e o Eduardo está voltando. O Reinaldo, também por suspensão, mas, independentemente disso, com o Foguinho estando recuperado, hoje, em minha opinião, ele é o titular”, completou.

Novo ânimo para o time

Na 18ª posição da Série B, o Criciúma tem vivido uma luta para se afastar das últimas posições. Sem sucesso. A situação, segundo Waguinho, tem refletido no astral dos jogadores e espera um novo ânimo para o time.

“É uma equipe calada, que está muito retraída, cabisbaixa, sem moral. A equipe precisa, ela mesma, chamar uns aos outros. Ao mesmo tempo que você corrige ou faz uma crítica, o outro precisa entender. É momento da partida, ali dentro temos que fazer de tudo para ganhar. O que vai conseguir realmente efetivar tudo isso é a vitória para dar confiança. O ser humano com confiança muda o comportamento e a estratégia. As minhas cobranças, até essa um pouco mais forte, são para melhorar”, afirmou.

E para vencer, o Tigre precisa mudar outra situação: o ataque. Com apenas 15 gols em 23 partidas, o time é o segundo pior no setor. “Meu amigo, só tem uma maneira: é agredindo, chutando, chegando ao gol, trabalhando a bola em direção ao gol, mas, principalmente, do atleta tendo coragem, personalidade, assumindo a responsabilidade, trazendo para ele com coragem, mas que esteja treinado para isso. Não vai ser ‘índio’, atacando a qualquer momento, mas vai ser uma equipe determinada a fazer gol e ter a vitória dentro de casa”, destaca o treinador.