Espetáculo teatral nordestino é gratuito e está marcado para as 20 horas e faz parte do Palco Giratório Sesc
O circuito nacional Palco Giratório Sesc apresenta hoje gratuitamente o espetáculo teatral “Meu Seridó”, da Cia. Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte, no auditório principal da Associação Empresarial de Criciuma (Acic), às 20 horas. Haverá ainda oficina com os atores da companhia no sábado, das 9h às 18h, no Sesc.
O espetáculo é idealizado pela atriz potiguar Titina Medeiros, com direção de César Ferrario e texto de Filipe Miguez (autor da novela Cheias de Charme). A peça traz a condição da mulher no sertão, a extinção do indígena em detrimento do boi e a desertificação, na luta diária pela sobrevivência como força bruta do ser. Com uma visão feminina, a história do Brasil é recontada pelos esquecidos e renegados.
Meu Seridó proporciona um passeio imaginário e delirante por um lugar arcaico e mítico nordestino. Um território nostálgico de arengas e amores. Em apenas uma hora, dez mil anos passarão diante dos olhos do espectador. Universal ao falar da própria aldeia, Meu Seridó versa, acima de tudo, sobre o mais atual (e eterno) dos temas. Trata da relação do Homem com a Terra com muito humor, música e boas doses de reflexão.
Já a oficina “Os espaços da fala dramática” é paga (R$ 20,00 estudantes ou trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes; e R$ 40,00 público em geral) e visa provocar a experiência da criação textual para a cena e conduzi-la até as vias da experimentação em sala de ensaio. Nesse processo, os espaços criativos são alargados à medida que os participantes se deparam com a plasticidade do texto dramático, quando este aceita as “sobrescritas”, tanto por parte da encenação como das interpretações propostas, sem que a sua matéria primeira seja alterada. A oficina, assim, requisita as competências tanto do dramaturgo como do ator.
Palco Giratório
O Palco Giratório é o maior projeto de artes cênicas da América Latina que há 20 anos traz ações formativas e espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. O projeto possui reconhecimento internacional pela qualidade dos trabalhos, pela diversidade de público e de espetáculos, e pela extensa abrangência das ações que atende a todas as regiões do Brasil. Em 2019, Santa Catarina espera em torno de 10 mil pessoas em 74 dias de programação, 63 apresentações, 4 Pensamentos Giratórios, 64 horas de oficinas além de ações expandidas e de mediação cultural.
Ficha Técnica do espetáculo:
- Direção: César Ferrario
- Dramaturgia: Filipe Miguez
- Elenco: Titina Medeiros, Nara Kelly, Caio Padilha, Marcílio Amorim e Igor Fortunato
- Direção de arte: João Marcelino
- Direção musical: Caio Padilha
- Pesquisadora: Leusa Araújo
- Design de luz: Ronaldo Costa
- Cenotécnico: Rogério Ferraz
- Produção executiva: Arlindo Bezerra
- Operação de luz: Janielson Silva e Ronaldo Costa
- Operação de som: César Ferrario
- Técnico de montagem: Sandro Paixão
- Gênero: drama
- Classificação etária: 12 anos
- Duração: 70 minutos
- Realização: Sesc