Rodada teve 29 jogos pela quarta divisão do Brasileirão, reunindo 58 equipes pelo campeonato nacional

Criciúma

Começou a Série D do Brasileirão 2022 no domingo (17), e 29 jogos movimentaram todos os grupos pela primeira rodada da competição. Destaque para o Próspera que perdeu para o Cascavel pelo grupo A8. A rodada teve 29 jogos pela quarta divisão do Brasileirão, reunindo 58 equipes pelo campeonato nacional.

O Próspera iniciou com derrota a sua jornada na Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando na tarde de domingo (17), no Estádio Olímpico Regional, em Cascavel, o Time da Raça fez uma boa partida contra o Cascavel, mas sofreu um gol de Léo Itaperuna ainda no primeiro tempo e não teve forças para reagir.

Com o resultado, o Time da Raça é o último colocado do grupo 8. Na próxima rodada os criciumenses duelam com o Aimoré, que é o líder do grupo depois de vencer o Marcílio Dias por 3 a 2. O jogo está marcado para domingo, dia 24, no estádio Domingos Gonzalez em Tubarão. Já o Cascavel, segundo colocado no grupo, visita o Marcílio Dias no sábado, em Itajaí.

O Próspera fez um bom duelo contra o time paranaense e criou boas chances para abrir o placar, mas o goleiro André Luiz, do Cascavel, fez boas intervenções. Passada a pressão, o Cascavel passou a levar perigo e rondar a área do Time da Raça. Aos 35, após grande defesa de Gianluca, Batatinha aproveitou o rebote e bateu cruzado para Léo Itaperuna desviar para o gol e abrir o placar. Ele não marcava desde o dia 8 de setembro do ano passado.

No início da segunda etapa, o Próspera ficou com um a mais em campo depois que o meia Michel recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. A partir daí, os catarinenses passaram a rondar a área adversária e criar situações de gol, mas insuficiente para empatar o confronto.

Muitos grupos

Na primeira fase são 64 clubes divididos em oito grupos com oito equipes que se enfrentam em dois turnos. Os quatro melhores de cada chave avançam para a segunda fase, dando início ao mata-mata. No grupo 8, o do Próspera, estão ainda Aimoré (RS), Cascavel (PR), Juventus (SC), São Luiz (RS), Azuris (PR), Caxias (RS) e Marcílio Dias (SC). Avançam para a Série C os quatro semifinalistas da competição.