Em 2018, o Executivo municipal fez a alienação à doação de um terreno no bairro Primeiro de Maio ao Legislativo, para abrigar a sede própria da Câmara de Vereadores de Içara. Segundo o presidente da Casa, Rodrigues Mendes, a viabilidade para a construção está cada vez mais próxima.

“Estamos em conversa com o prefeito Murialdo Gastaldon para que nos seja disponibilizada uma área. Esse novo terreno será utilizado em permuta com uma construtora para que esta se responsabilize pela edificação de nossa sede”, explica.

Sobre o andamento das demais situações que possibilitarão a construção do prédio, Mendes declara que já há certa quantia assegurada. “No ano passado aprovamos a criação de um fundo legislativo com esta finalidade e já temos um valor em caixa, mas neste ano estamos buscando economizar o máximo possível para que o projeto saia do papel. Ainda em 2019 pretendemos ter o projeto arquitetônico pronto”, pontua o parlamentar.

A proposta para a criação do fundo foi apresentada, por meio de projeto de lei, pelo vereador Israel Rabelo. O objetivo é assegurar recursos para contratação de projeto arquitetônico, compra de terreno e a construção de sede do Legislativo municipal. Assim como na aquisição dos mobiliários necessários, e demais despesas que forem feitas para o pleno funcionamento das novas instalações.

Para o projeto arquitetônico, o presidente da Câmara conta que será feito um concurso. “No final do primeiro semestre, mais tardar no início do segundo, vamos lançar um concurso entre arquitetos que possam desenvolver o projeto de nossa nova casa. O vencedor será premiado e assinará a construção da sede”, anuncia Rodrigues Mendes, acrescentando que pretende iniciar a obra do novo espaço em 2020.