Ação reúne 149 entidades de Santa Catarina para fortalecer o setor produtivo e estimular novos negócios

Içara

A Associação Empresarial de Içara (Acii) iniciou na quinta-feira (18) uma campanha conjunta com 149 associações de Santa Catarina, ligadas à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), para reforçar o associativismo como motor do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico. A mobilização utiliza identidade visual padronizada, mas permite materiais personalizados para cada cidade e região.

Segundo o presidente da Acii, Reginaldo Borges Fernandes, a união de setores amplia oportunidades para o município. “Içara é uma cidade multissetorial. Temos destaque na produção alimentícia, metalmecânica, química, entre tantos outros segmentos. A união fez parte dessa construção e pode se tornar uma força ainda mais potente para a cidade”, disse. Ele acrescentou que a entidade se aproxima de 30 anos de atuação. “Novas ações virão em breve para fomentar um ambiente de fomento a novos negócios e a participação dos empresários será sempre a base de cada movimento”, afirmou.

Entre os projetos da Facisc está o Voz Única, que consolida prioridades regionais em uma agenda estadual e acompanha a atuação do poder público em demandas do setor produtivo. Outro programa é o Empreender, que apoia micro e pequenas empresas com núcleos setoriais e promove trocas de experiências. Na área educacional, o Programa Geração Empreendedora incentiva jovens a conhecerem o ambiente de negócios e a relevância do associativismo.

A Acii também atua em pautas como tributação justa, infraestrutura rodoviária, portuária, aeroportuária e ferroviária, saúde, segurança pública, habitação, sustentabilidade, negócios internacionais, educação e tecnologia por meio da Facisc. Nos últimos meses, posicionou-se contra o chamado tarifaço em Santa Catarina e defendeu uma reforma tributária para garantir competitividade.

O presidente da Facisc, Elson Otto, destacou a abrangência da rede. “Se tem CNPJ, a Facisc representa. A nossa missão é estar ao lado de todas as empresas, de todos os portes e setores”, disse. Ele informou que mais de 3 mil voluntários e 800 profissionais atuam nas associações, presentes em 97% dos municípios catarinenses.