Luta por um leito de UTI na região é intensa

46

Mesmo com os novos leitos disponibilizados no São Donato, a ocupação continua alta no Sul de Santa Catarina

Criciúma e Içara

A procura por uma vaga nos leitos de UTI, mesmo ninguém desejando, continua intensa na região Sul do Estado. Mesmo com a Secretaria Estadual de Santa liberando mais 20 novas vagas no Sul de Santa Catarina, as secretarias de saúde da região continuam buscando vagas para as internações. Ontem, no Hospital São José de Criciúma, dos 40 leitos disponíveis, 38 estavam ocupados, com pacientes com Covid-19. Em Içara, os dez novos leitos foram liberados na segunda-feira, mas ontem já estava com sete pacientes e com o setor de regulação do Estado pedindo vagas para pacientes de outras regiões.

As duas regiões do Sul de Santa Catarina, Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Região Carbonífera (Amrec) continuam no mapa de Santa Catarina como gravíssimo e com mais restrições por esta semana, com o transporte público suspenso. Em Araranguá, a UTI do Hospital Regional também está com lotada, mesmo tendo mais dez leitos liberados na última sexta-feira. O número de pacientes internados nas alas clínicas seguem com números preocupantes. No Hospital São José estavam mais de 70 pessoas internadas.

Em Siderópolis, ontem, foram registradas mais duas mortes, pela Covid-19. Uma mulher de 80 anos, e um homem, de 47 anos. O município já está com 144 casos confirmados, incluindo o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, que também testou positivo para o novo coronavírus. Ainda são monitorados 238 casos suspeitos. Com as duas mortes de ontem, Siderópolis chegou a seis óbitos.

Nova Veneza

No boletim da Vigilância Epidemiológica de Nova Veneza de ontem, 13 novos pacientes contaminados e 15 curados do novo coronavírus. Os neovenezianos testaram positivo após realizar 13 TRs (Testes Rápidos). O município contabiliza 348 casos confirmados. Deste quantitativo, 294 estão curados, 48 ativos em isolamento familiar, três hospitalizados e três óbitos. Os suspeitos chegam a 48 e 11 aguardam resultados. No Centro de Triagem foram realizados 1073 exames, sendo 170 PCR e 903 TR (Testes Rápidos).

“O Centro de Triagem continua com grande procura de pacientes. Se cada um fizer a sua parte, tomando todos os cuidados necessários que são uso de máscaras, de álcool gel e distanciamento social vamos vencer essa luta”, afirmou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel de Araújo.