Pedido de cassação tem parecer

A ação que pede a cassação de toda a bancada do MDB eleita no último pleito para o Legislativo de Içara voltou a ter movimentação no TRE. O Ministério Público eleitoral emitiu parecer favorável à cassação por entender que o partido usou candidaturas laranjas para atingir a cota de 30% de candidatas mulheres. Agora, o parecer vai para a análise do relator que em seguida deve marcar o julgamento do caso. A expectativa é que a ação possa ter um julgamento em até 60 dias.

O início

O processo foi impetrado pelo suplente Rodrigo Gonçalves (PP) e questiona uma fraude na cota de gênero na eleição do último ano na cidade. Se a ação for julgada improcedente, nada muda, caso ela seja julgada procedente, o documento o homologa as candidaturas será anulado e junto todas as candidaturas. Com isso os votos passam a ser considerados nulos, os eleitos perdem o mandato e a Justiça Eleitoral define a recomposição das cadeiras no legislativo. Se isso acontecer o PP e o PSD ganham pelo menos mais uma vaga. O PSL também passar a ter representação no Legislativo e o PCdoB também ganharia uma cadeira.

Primeiro capítulo

Na decisão da instância local, o juiz Fernando de Medeiros Ritter sentenciou “os fatos demonstrados não são aptos para a caracterizar fraude à lei, indispensável para a configuração do objeto da demanda. Esta Corte já se pronunciou no sentido de que o fato de candidatas alcançarem pequena quantidade de votos, não realizarem propaganda eleitoral, ou, ainda, oferecerem renúncia no curso das campanhas, não é condição suficiente, por si só, para caracterizar burla ou fraude”. Agora resta saber qual será a decisão da corte estadual.

Dois prefeitos

O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro oficializou na manhã de ontem sua licença do comando do município pelos próximos 14 dias. Deixou a função para tratar de assuntos pessoais. Com isso a cidade ganha nas próximas duas semanas dois prefeitos diferentes. Os primeiros sete dias ficam a cargo do vice Ricardo Fabris, que já foi devidamente empossado. Salvaro, aliás, fez questão de dizer que deixou a caneta cheia para que o vice possa trabalhar. “É um orgulho ser o prefeito de Criciúma. Eu tenho segurança de assumir a prefeitura e vamos dar continuidade aos trabalhos”, ressaltou Fabris.

Arleu

Na próxima segunda-feira, Ricardo Fabris também vai deixar o cargo. Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Arleu Ronaldo da Silveira, irá assumir o comando do executivo, também por sete dias. O gesto de “gentileza” ao poder legislativo se tornou rotina durante a gestão de Clésio Salvaro e permitiu que todos os presidentes da Câmara também ocupassem de maneira interina a condição de prefeito.

Greve

Trabalhadores do Samu iniciam nesta terça-feira uma greve por tempo indeterminado. Categoria reclama de quatro anos sem reajuste salário, péssimas condições de trabalho, não pagamento de férias e atraso no depósito de Fundo de garantia. A empresa OZZ que faz a gestão do Serviço no Estado até tentou encaminhar uma proposta com a categoria na última semana, mas o que foi oferecido não agradou. Como se trata de serviço essencial, pelo menos 30% das equipes vão se manter em atividade.

Usados

A abertura de estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão teve um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, de acordo com levantamento do Sebrae, com base em dados da Receita Federal. A pesquisa revela nestes dados uma tendência a reutilizar, reaproveitar, mas a verdade é que a grande responsável por este crescimento dos usados é mesmo a crise que deixa o dia a dia do brasileiro cada vez mais complicado.

Sete de Setembro

Não tenho a menor dúvida que vamos ter protestos no dia Sete de Setembro. A data, aliás, sempre foi pano de fundo para estas manifestações. Claro que vamos ter atos a favor do Governo e também atos contra a gestão de Bolsonaro. Isso é natural, é da democracia e não vejo problema desde que cada um se expresse com respeito e respeite a opinião do outro. Agora falar em greve geral, em intervenção e etc, aí já começo a achar um pouco de exagero. Tenho ouvido e lido de tudo, de todos os lados, mas vou ficar como São Tomé e ver para crer o que vai acontecer.