Coluna gastronomia – PV Show

33

Meu querido X-salada

Chef PV Show fala sobre os originários do X-salada, nome apresentado atualmente para lanches rápidos e deliciosos, com muita maionese caseira, é claro

Quem nunca comeu um x-salada levante a mão! Acredito que este grupo não exista na nossa região, tamanha é a febre por esse lanche prático, rápido e que chega quentinha as nossas mesas. Mas você sabe de onde vem essa expressão.

O (x)-salada vem da palavra cheese, que significa queijo. O mais comum de todos eles é o chesse Burger, que significa carne e queijo. Aos poucos, o lanche foi sendo disseminado e surgiram versões como o cheese bacon, o cheese frango e o nosso clássico cheese salada, que dentro da intimidade, passamos a chamar de X-salada.

Esse jeito de chamar é uma convenção não encontrada no dicionário. E convenção maior é que o x-salada é uma delícia. Eu como apaixonado por x e também por cozinhar, resolvi mostrar a vocês a minha versão de x-salada, ou cheese salada, para os entusiastas. Nele, eu retiro os grãos, a batata palha, a caseira e transporto essa delicia ao patamar de hambúrguer, com molhos, carne alta e ao ponto e uma combinação incrível de crocância, suculência e aroma.

Cheese Salada do Chef PV Show

Ingredientes: Pão de hambúrguer, picles em rodelas, cebola picada, alface americana, tomate em rodelas, hambúrguer 200g (blend da sua preferência), queijo mozzarella, mostarda, ketchup e fome!

Modo de preparo: comece temperando a carne com sal e pimenta dos dois lados e leve-a a brasa com fogo intenso. Deixe por cerca de 3 minutos de um lado vire e junte duas fatias de queijo. Quando falta 1,5 minutos para terminar, coloque o queijo por cima da carne e deixe derreter. Ao final dos 6 minutos, retire a carne com o queijo derretido e deixe-a descansando. Aquela os pães na brasa para pegarem sabor de fumaça e também para ficarem mais crocantes.

Coloque as bases e nelas adicione pontos de mostarda e de ketchup. Esses dois molhos vão, em tese, “temperar” a salada que vem na sequência. Adicione as rodelas de picles, a cebola a alface americana e as rodelas de tomate. Entre com a carne e a tampa do pão.

Pronto. Você já tem um Cheese Salada de personalidade. A receita completa desta delícia está no Cozinha com Almôndega no Youtube. Lá tem essa e muitas outras versões de hambúrgueres. Tem também drinks e muito churrasco, não deixe de conferir. Para sugestões e dúvidas da nossa coluna, escreva para cozinhacomalmondega@gmail.com