Evento mudou de data e irá discutir concessão e obras para minimizar o gargalo da BR-101
Palhoça e Região Sul
A audiência pública que discutirá o futuro do trecho do Morro dos Cavalos, principal ponto crítico da BR-101 em Santa Catarina, teve sua data alterada e será realizada nesta segunda-feira (11), no auditório do Parque Diamante Energia, em Capivari de Baixo. A alteração da data é o principal fato novo da mobilização da campanha “Morro dos Cavalos – Solução Já!”, iniciada pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) em 7 de julho.
O encontro, organizado pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), terá a participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e de entidades empresariais do Sul catarinense. O objetivo é discutir a possibilidade de transferência da concessão do trecho para a CCR ViaCosteira, que administra a parte sul da BR-101, atualmente sob responsabilidade da Arteris Litoral Sul.
Apesar do conhecimento público dos problemas do Morro dos Cavalos — como congestionamentos, riscos de acidentes e impactos na economia regional —, a nova data da audiência é uma movimentação relevante para avançar nas negociações sobre a obra.
A campanha, que teve sua primeira ação prevista para o último sábado (9) e foi adiada para 23 de agosto, tem buscado parcerias para pressionar por uma solução definitiva. Três alternativas de obra estão em análise: a construção de dois túneis, um contorno viário ou um túnel único com custos reduzidos.
A Acic espera agilidade das autoridades técnicas e políticas para acelerar o processo. A definição sobre qual alternativa será adotada deve acontecer nos próximos meses, mas ainda não há data confirmada.