Devido à temporada de verão, época de maior movimentação na cidade, o ano letivo da rede municipal em Balneário Rincão começou uma semana mais tarde do que em outros municípios da região, como Içara e Criciúma. Na cidade litorânea, a volta às aulas ocorreu nessa segunda-feira para os mais de 1,3 mil estudantes, que receberam os materiais escolares doados pela prefeitura.

No fim do ano, ao realizar a matrícula, os pais dos alunos foram surpreendidos com a informação que o município iria doar todo material escolar para o ano letivo de 2019. E nessa segunda-feira receberam mais uma boa notícia.

O prefeito Jairo Custódio anunciou que o município irá doar também todo o uniforme escolar, em até 30 dias. “Essa medida vai dar ainda mais economia para os pais. Iremos doar uniforme para o verão e inverno, todos iguais. Isso irá padronizar nossa educação. Estamos focados em melhorar o ensino da nossa cidade. Além disso, estamos fazendo novas escolas e berçários, além de ampliar as que temos. Não estamos gastando com educação, estamos investindo”, considera Custódio.

“Essa medida garantiu uma economia para os pais. Compramos todo material escolar, do lápis ao caderno, além da mochila, deixando todas nossas crianças com materiais iguais. Muitas de nossas crianças não tinham uma mochila para vir para escola, agora, todos estão no mesmo padrão”, destaca o vice-prefeito, Luiz Laurindo.

Pai de quatro filhos, estudantes da Escola Arroio Rincão, Ricardo Pauletto comemorou a doação dos materiais e uniformes. “Viemos há pouco tempo para o Rincão e estou surpreso com essas atitudes. Com o dinheiro que iriamos comprar os materiais e uniformes, podemos economizar”, projeta.

 

Estrutura

 

E as novidades não pararam por aí. A comunidade de Rincão Sul comemorou na última quinta-feira a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Navegando no Saber, com uma área de 300 metros quadrados, em uma construção moderna e acessível para os pequenos de três a seis anos, que serão divididos em quatro turmas.

“Nossas crianças ficavam em uma casa alugada, sem estrutura adequada. Com essa nova estrutura conseguimos aumentar o número de vagas. São 75 alunos e muitos ficam em período integral, precisam de um lugar agradável para os pais irem para o trabalho despreocupados. Esse foi um pedido da comunidade no Orçamento Comunitário e ficamos felizes em poder realizar esse sonho”, comemora o prefeito Jairo Custódio.

A prefeitura de Balneário Rincão vem investindo em cinco novas estruturas educacionais que já estão em construção. A comunidade de Lagoa dos Freitas em breve ganhará uma nova escola, o bairro Pedreiras terá o primeiro berçário do município, já em fase final de obra, além da ampliação do CEI. O Centro de Balneário Rincão também receberá um berçário, já em obras, e a ampliação do CEI.

“Nossas estruturas estavam precárias, por isso, decidimos investir, para que nossas crianças tenham um ensino de qualidade, que possam ir para escola e gostar do ambiente escolar”, destaca o vice-prefeito, Luiz Laurindo.