Modelo de prevenção

Desde a tragédia registrada em uma creche na cidade de Blumenau, a Prefeitura de Criciúma tem investido para reduzir o risco de ataques nas unidades do município. O tema voltou à tona ontem (7), com o ataque registrado na cidade de Estação, no norte do Rio Grande do Sul. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, o modelo adotado na cidade não é infalível. “Mas foi desenvolvido para garantir que pais, professores e alunos possam ficar um pouco mais tranquilos. Temos o monitoramento em todas as unidades e também o botão de pânico digital, que garante uma reação das equipes extremamente ágil. Apertado o botão, em três segundos o alarme é acionado na nossa central de monitoramento. Repito, não é infalível, mas é um modelo”, pontua.

Emprego

No próximo sábado (12), das 9h ao meio-dia, a Praça Nereu Ramos será palco de mais uma edição do Balcão de Empregos promovido pela Prefeitura de Criciúma. Em entrevista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris, explicou como vai funcionar a ação, que vai oferecer cerca de 50 vagas em diferentes áreas. Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, o secretário Thiago Fabris explicou que o objetivo é encurtar os caminhos entre quem oferece mão de obra e quem procura espaço no mundo do trabalho. “E a tendência é que essa ação seja realizada em outras regiões da cidade e seja repetida para acelerar as contratações”.

Promulgada

Criciúma agora conta com uma política pública voltada aos responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi promulgada a Lei Ordinária nº 8.764/2025, que institui o Programa Municipal Rede de Apoio aos Cuidadores de Pessoas com TEA. A proposta é de autoria do vereador Obadias Benones (PL) e foi formalizada pelo presidente da Câmara, Marcio Daros da Luz. A nova legislação busca oferecer suporte psicológico, orientação prática e espaços de escuta e acolhimento para pais, mães, tutores, cuidadores e familiares até o segundo grau. A ideia é atuar diretamente na redução da sobrecarga física e emocional dos responsáveis — um grupo que, segundo o autor do projeto, é frequentemente negligenciado pelas políticas públicas. “O cuidado com uma pessoa autista exige dedicação intensa e contínua, o que leva muitos responsáveis ao esgotamento”, afirma Benones. Ele cita estudos que apontam altos índices de estresse e ansiedade entre cuidadores.

Hidro

O Parque das Nações, em Criciúma, vai ganhar uma piscina voltada exclusivamente à população idosa. O anúncio foi feito ontem (8) pelo vereador Daniel Cipriano (PSDB), idealizador da proposta, ao lado do prefeito Vagner Espíndola, o Vaguinho, durante encontro no Centro de Convivência da Terceira Idade. A obra será construída ao lado do centro já existente no parque e é fruto de uma articulação entre o parlamentar, o Executivo municipal e a deputada federal Geovania de Sá (PSDB), responsável pela emenda que garantiu os recursos. Segundo Cipriano, o objetivo é atender, prioritariamente, idosos que necessitam de tratamento aquático, com foco em atividades como a hidroginástica. A expectativa é de que o espaço comece a funcionar ainda este ano.

Visita

A Câmara Municipal de Içara recebeu ontem(8) alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Rafael, da comunidade de São Rafael. Na visita orientada ao Poder Legislativo, os alunos conheceram o processo legislativo e o papel do vereador na sociedade. Na oportunidade, vereadores recepcionaram os estudantes e professores. A Câmara Municipal está aberta para visita orientada com estudantes, sendo apenas necessário o agendamento com a secretaria geral.

Jornada da Juventude

O bairro Próspera vai receber no dia 9 de agosto a Jornada da Juventude. O evento está programado para a Praça do Trabalhador. Segundo Rodrigo Ganso, um dos organizadores do evento, o objetivo é mesclar ao longo do dia uma série de ações. “Vamos ter entretenimento, prestação de serviço e religiosidade. Será um ato para todas as famílias”, adianta.