Somente em uma propriedade, foram colhidas mais de 30 toneladas

Içara

A safra 2022/2023 da pitaia teve um crescimento de 40% em Santa Catarina em comparação a safra passada. Somente Içara conta com quatro produtores que utilizam em média oito hectares para o plantio. Na propriedade de Tiago Mazzuchello foram colhidas 30 toneladas da fruta. Já em todo o estado foram 2,5 mil toneladas comercializadas, um movimento econômico de R$15 milhões.

“Foi uma safra com excelentes resultados, choveu na hora certa. Aqui nos meus quatro hectares consegui fazer 30 toneladas e a cada ano que passa vai aumentando a produtividade. A expectativa para as próximas safras é grande, que o tempo colabore para que possamos atingir as nossas metas”, afirmou o produtor, Tiago Mazzuchello. Santa Catarina é o segundo maior produtor do fruto, ficando atrás apenas de São Paulo.

O levantamento estadual foi realizado pela Epagri com dados das cooperativas Cooperja, de Jacinto Machado, e Coopervalesul, de Turvo, além de atacadistas da região Sul Catarinense. “O crescimento foi muito em virtude da transformação dos pomares jovens em adultos e também relacionado ao aumento da área plantada. Muitos produtores hoje se profissionalizaram, estão conseguindo produzir mais e melhores frutos”, contou o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Epagri em Maracajá, Ricardo Martins. Colaboração Luana Mazzuchello, Canal Içara.