Criciúma terá que disputar Série C em 2020

47

Com uma rodada de antecedência, equipe criciumense não tem mais condições de permanecer na Série B

Enquanto a torcida do Flamengo festeja a conquista da Taça Libertadores do Campeonato Brasileiro da Série A, a torcida do Tigre amarga o rebaixamento para a Série C em 2020. Você deve estar pensando o que uma coisa tem a ver com a outra. Gestão. Enquanto o Flamengo vem num processo de reestruturação fazendo as coisas de forma planejada, o Criciúma vem cometendo uma série de erros, que colocaram o clube nesta situação vexatória. Olha que a sorte procurou o Tigre com os principais adversários tropeçando em todas as rodadas, mas a incompetência também esteve ao lado dos criciumenses, já que não conseguiu superar os adversários quando jogou no estádio Heriberto Hülse.

O rebaixamento foi decretado oficialmente na sexta-feira com o empate entre o CRB de Alagoas e o Figueirense por 0 a 0. Com o resultado o Figueirense chegou aos 40 pontos, eliminando de uma só vez o Londrina, o Criciúma, o Vila Nova e o São Bento. Se tivesse vencido o Paraná na última terça-feira, o Criciúma chegaria vivo na última rodada, mas o empate por 1 a 1 já deixou a torcida na certeza do rebaixamento. Olha que o torcedor não merecia passar por esta situação, pois em todas as vezes que foi convocado compareceu em bom número e incentivou os jogadores, que não conseguiram as vitórias.

Desta forma, o Tigre será parceiro do Brusque na Série C. A competição é disputada por 20 clubes dividida em dois grupos de 10, com todos jogando contra todos dentro dos grupos em turno e returno, classificando-se os quatro primeiros de cada grupo para o mata a mata na etapa de quartas de final. Quem parecia que iria cair pela crise que passou durante a competição foi o Figueirense, que chegou a perder um jogo por WO e passou uma semana sem treinar por causa dos salários atrasados. A equipe alvinegra deu um bom exemplo e conseguiu permanecer na Série B.

Terceiro Rebaixamento

Com o rebaixamento deste ano, o Criciúma acumula o terceiro fracasso. As outras duas vezes foram em 2005 e 2008. Em 2005, o Campeonato Brasileiro teve 22 times e a competição foi dividida em fases, mas o Criciúma caiu ainda na primeira e foi rebaixado junto de Vitória, Bahia, Anapolina, União Barbarense e Caxias. O Grêmio foi o grande campeão da Série B.

O Criciúma voltou a Série B em 2007 como campeão da Série C no ano anterior, porém, em 2008, voltou para a 3ª divisão do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, a competição já era por pontos corridos, diferente de 2005.  Em 38 rodadas, o Tigre acumulou 11 vitórias, oito empates e 19 derrotas. Em 2008, o Criciúma disputou 19 jogos no estádio Heriberto Hülse, venceu dez, empatou quatro e perdeu cinco.

O terceiro rebaixamento do Criciúma à 3ª divisão do futebol brasileiro aconteceu neste ano. Após 37 rodadas, o Tigre já está matematicamente rebaixado e apenas cumprirá tabela no último jogo diante do Oeste, que acontece no sábado, dia 29, às 16h30, em Barueri.

Em 37 jogos nesta Série B, o Tigre conquistou sete vitórias, 15 empates e 15 derrotas, marcou 28 gols e sofreu 37, com 32% de aproveitamento. O Criciúma fez 19 jogos no Majestoso, com seis vitórias, oito empates e cinco derrotas. Longe de Santa Catarina, foram 18 duelos, com uma vitória, sete empates e dez derrotas. Marcou nove gols e sofreu 21, aproveitamento de 18%.

Na Série C de 2020, o Tigre estará no Grupo B que possui ainda Brusque, Boa Esporte, São José, Tombense, Volta Redonda, Ypiranga, Ituano, Londrina e São Bento. Já no Grupo A, estão os clubes Botafogo-PB, Ferroviário, Imperatriz, Jacuipense, Manaus, Paysandu, Remo, Santa Cruz, Treze e Vila Nova-GO.