Gradativo

O município do Balneário Rincão vai iniciar, a partir do ano que vem, gradativamente, novos anos no ensino fundamental. A informação é da secretária Juci Fernandes. “Será gradativo até que possamos fechar com oferta de vagas até o nono ano. É uma necessidade que surge na cidade e que precisamos atender”, pontua. Em entrevista à Som Maior, a secretária ressaltou a obra no Colégio Jorge Reus, na Lagoa dos Freitas. “Ampliando vagas, ampliando a estrutura e preparando cada vez mais as condições para os nossos estudantes”, comenta. A secretária também confirmou que o material escolar e os uniformes devem chegar até a próxima semana. “Tanto as reformas quanto os uniformes e os materiais chegam a tempo para distribuirmos aos alunos e iniciarmos bem o ano letivo”.

Congelamento 

O vereador Nicola Martins, do PL, fez um pedido ao Executivo de Criciúma para que a cobrança de IPTU, taxas e ISS dos comerciantes às margens da Luiz Lazzarin seja congelada. O motivo seriam os prejuízos provocados pelo atraso na execução dos trabalhos. “Acredito que o governo vai ser realmente sensível a esses empresários, alguns que tiveram uma queda no faturamento de mais de 90%. É assustador. Quando você começa a conversar com os comerciantes, com os empresários, alguns não conseguem vender nem um real por dia. Alguns tiveram que ir para o delivery, outros trocar de local. Então, o que eu faço para o Executivo é um pedido para que eles adiem o pagamento de tributos de 2025. Ninguém quer isentar de tributos, é adiar, dar um fôlego, até porque o aditivo do contrato da Luiz Lazzarin tem um prazo de término hoje, de terça-feira (4/2/2025)”, explica.

Primeiro encontro 

O deputado Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa, e o governador Jorginho Mello tiveram, ontem(4), o primeiro encontro oficial desde a eleição de Júlio para o comando do parlamento. Os dois estão com a batuta na mão da política do estado e também do processo eleitoral do ano que vem. Alguns apostam que eles estarão juntos, mas a tendência é que PSD e PL tenham palanques separados. 

Mais aumento 

Preços de alimentos em alta e mais um aumento nos juros. Esses são alguns dos apontamentos da ata da última reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária, em que a taxa básica de juros subiu para 13,25% ao ano. O Banco Central divulgou o documento nesta terça-feira (4). A ata afirma que os preços de alimentos subiram por causa da estiagem no ano passado e da elevação dos preços das carnes. Aumento que deve continuar no médio prazo. Com relação aos bens industriais, o dólar deve pressionar os preços nos próximos meses. Outro fator é a incerteza sobre a política econômica nos Estados Unidos, que pode adotar medidas para estimular a economia e imposição de tarifas. 

Dólar 

O dólar recuou mais uma vez nesta terça-feira (4), a R$ 5,77, renovando mais uma vez o menor patamar desde novembro. Após uma disparada no fim de 2024, a cotação agora acumula 12 dias consecutivos em queda. Os investidores avaliam que o “tarifaço” proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, veio mais fraco do que se previa. Trump anunciou no fim de semana que cobraria 25% sobre produtos do México e do Canadá, mas negociou acordos com ambos os países para suspender a medida por um mês. 

Abertas 

O Senai Criciúma, em parceria com o Bairro da Juventude, está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de qualificação profissional que serão realizados neste primeiro semestre de 2025. Os cursos oferecem a possibilidade de qualificação rápida e permitem aos participantes o imediato acesso ao mercado de trabalho. As inscrições iniciaram na segunda-feira (3) e se estendem até o dia 28 de fevereiro.