Lançamento do SC Mais Asfalto foi a principal atividade de ontem na região

Da Redação

O governador Carlos Moisés iniciou ontem (25) um roteiro de três dias pelo Sul do Estado para destravar demandas históricas da região. A infraestrutura receberá atenção especial, com anúncios aguardados há décadas pela população. O primeiro ato prevê a assinatura do edital de licitação para o asfaltamento da Serra do Faxinal, entre Praia Grande e a divisa com o Rio Grande do Sul. O chefe do Executivo passará ainda por Araranguá, Criciúma, Tubarão e Grão-Pará.

A passagem de Moisés também será marcada pelo lançamento do programa SC Mais Asfalto, para fomentar a construção de usinas no interior do Estado. Neste primeiro momento, duas unidades receberão o apoio do Governo, no extremo Sul e na região da Amurel. A agenda do governador prevê ainda a ordem de serviço para a pavimentação da Serra do Corvo Branco, a assinatura do convênio para o asfaltamento da rodovia Ageu Medeiros, a entrega da primeira etapa do projeto de sinalização turística, a ordem de serviço para construção do Centro de Inovação de Criciúma e a recuperação do acesso a Sangão, entre outras ações.

“O Sul tem recebido uma atenção especial por parte do Governo do Estado. Estamos investindo centenas de milhões de reais na região. Nosso roteiro dará o pontapé para uma série de ações que trarão mais desenvolvimento econômico no longo prazo. Estou muito feliz de poder retornar com boas notícias”, afirmou Carlos Moisés.

Além da infraestrutura, também estão previstas entregas nas áreas da saúde, educação, saneamento e financiamentos do BRDE para investimentos privados.

Programa para fomentar construção de usinas de asfalto

O Governo do Estado lançou ontem (25) o programa SC Mais Asfalto para fomentar a construção de usinas de asfalto em todas as regiões de Santa Catarina. Ao todo, o Executivo disponibilizará R$ 120 milhões para a iniciativa, que será realizada em parceria com os consórcios de municípios. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) em parceria com a Casa Civil.

A construção das usinas de asfalto irá baratear em até 50% a pavimentação de ruas e estradas rurais. O governador Carlos Moisés conta que o programa é um exemplo concreto das ações municipalistas adotadas pela atual gestão do Estado. Por meio do associativismo, as prefeituras conseguirão asfaltar mais vias, trazendo um benefício direto para a população.

“Esse é um modelo que me encanta. Com as usinas de asfalto, os municípios conseguirão fazer mais com menos. A união das prefeituras vai fazer com que toda a região se desenvolva. O asfalto no interior traz dignidade, conforto e desenvolvimento. Santa Catarina tem muito a ganhar com mais usinas”, diz o governador.

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, ressalta que o SC Mais Asfalto é um programa de Estado, e não apenas da atual gestão. Ele afirma que a iniciativa diminuirá o custo logístico das pavimentações de vias urbanas e estradas vicinais. Para isso, será usada a estrutura dos consórcios de municípios, que serão usados para formalizar os convênios.

“Sabemos a diferença que faz na vida de uma pessoa quando a rua em que ela mora recebe asfalto. Não é importante apenas pela qualidade de vida, mas também para o desenvolvimento econômico. Uma rodovia pavimentada facilita o escoamento da produção e a atração de novas empresas. O SC Mais Asfalto garantirá esse fomento, especialmente para as comunidades que aguardam há muito tempo”, diz Vieira.

Agenda em Criciúma hoje

O governador cumpre agenda em Criciúma hoje. Às 15 horas, Moisés participa do lançamento do Programa de Inovação Corporativa –PIC e da inauguração do novo espaço Cobusiness, da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – Satc. Em seguida, a partir das 19 horas, assina a ordem de serviço para a construção do Centro de Inovação do município e anuncia investimentos para as áreas de infraestrutura, saúde e educação, entre outros, para Criciúma e região. O ato ocorre durante participação do governador no lançamento do Pacote de Investimentos da Prefeitura de Criciúma.