É hora de vacinar

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro falou nesta segunda-feira sobre expectativa para o início da vacinação contra a Covid-19 em Criciúma. Em uma transmissão via internet, o prefeito respondeu perguntas, defendeu a ciência e disse que este é o momento de colocar a ideologia no lixo. “Eu já tenho anticorpos porque eu peguei a Covid-19, mas se precisar, se for para dar o exemplo, eu tomo a vacina. Oxford, Fiocruz, Butantan são institutos renomados, respeitados e temos que acreditar na ciência. Esse é o momento de colocar as questões ideológicas no lixo”, defendeu Salvaro. O prefeito também confirmou que a vacinação em Criciúma vai começar na quarta-feira.

As doses

Na mesma live, ao lado do secretário de Saúde Acélio Casagrande, Salvaro falou sobre a expectativa de doses que devem chegar a Criciúma neste primeiro momento. “Se for mantida a proporcionalidade, Criciúma deve receber 6 mil doses da Coronavac e outras 2 mil de Oxford”, reforça o prefeito. “Mas como são duas doses então vamos conseguir vacinar 4 mil pessoas. A prioridade neste primeiro momento é para os idosos com mais de 75 anos e profissionais de saúde da linha de frente”, emenda o secretário Acélio Casagrande.

Ativado

Na semana passada, quando comentei da posse de Ibanez Zanette na Fundação de Meio Ambiente de Içara fiz referência a necessidade de retomar também o serviço no centro de castração da cidade. Ele é fundamental para reduzir o número de animais errantes na cidade. É questão de saúde pública. Pois bem, assunto já foi resolvido e o serviço restabelecido para a população. Solução rápida. Os agendamentos podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo telefone (48) 3431-3578.

Retomada

Unidades de Estratégia de Saúde da Família estão retomando atendimento em Içara. “A população voltará a ter atendimento nestas unidades, mas para voltar sem riscos vamos agendar por telefone. Intenção é evitar aglomerações. Claro que se mantém também a necessidade para uso de máscara, distanciamento e álcool em gel”, explica o secretário de Saúde Sandro Ressler.

Estrutura pronta

O município de Içara já tem a condição necessária para armazenar as vacinas contra a Covid-19. A cidade só precisaria fazer investimentos caso comprasse as vacinas da Pfizer, que precisam ser armazenadas a menos 70 graus. Aliás, praticamente nenhuma cidade no Brasil tem estrutura para receber as vacinas da Pfzeir.

Pé atrás

Procura por material escolar em lojas especializadas está bem abaixo do normal. Avaliação dos comerciantes do setor é de que a incerteza sobre a volta as atividades está fazendo muitas famílias esperarem até o último minuto para evitar gastos desnecessários. Outro fator que contribui para essa movimentação menor que o esperado é que muita gente vai reaproveitar o que não foi utilizado no ano passado.

Esta semana

Deputado Luiz Fernando Cardoso deve se manifestar nesta semana sobre o convite do governador Carlos Moisés para que ele ocupe o posto de Secretário de Estado da Educação. Prazo dado pelo próprio parlamentar é sexta-feira.

Acelerar

Prefeito de Forquilhinha quer acelerar o processo de abertura de empresas no município. Pretende criar mecanismo semelhante ao adotado em Criciúma e Içara para desburocratizar o processo. Meta é atrair empreendedores e impulsionar a geração de emprego.

Não falta

Empresários da região garantem que, mesmo com a crise, há muitas vagas abertas para contratação imediata na região. Seja na indústria ou no comércio. O problema é que falta interessado aparecer para entregar o currículo. Durante o Natal, por exemplo, teve loja que precisou contratar, mas não encontrou mão de obra.

Apoio

Vereador e presidente da Câmara de Içara, Itamar da Silva aproveitou visita realizada ontem para antecipar apoio à candidatura do ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo para uma vaga na Assembleia Legislativa no pleito de 2022.