Dia para celebrar a chegada da primavera

70

Municípios estão se preparando para deixar as vias e os locais públicos mais florido e colorido

Içara e Balneário Rincão

A primavera chega hoje às 10h31. Em Içara e Balneário Rincão, diversas ações são realizadas para que a nova estação fique ainda mais colorida e florida. Os Voluntários do Balneário Rincão (VBR) estiveram durante a pandemia engajados na ornamentação floral de espaços que trouxessem mais auto estima para as pessoas, nas poucas vezes que saem de suas casas.

A professora Márcia Trevisol destaca que o grupo entregou à cidade de Balneário Rincão ornamentações florais em toda a extensão da avenida Leoberto Leal, pergolado, calçadão e plantações de estrelícias na rua Paraná, bem como bromélias em potes de cimento. “As atividades envolveram dez voluntários que não mediram esforços na colocação de terra, plantio e muitas manhãs de domingo fazendo a rega das plantas”, pontua a professora.

Segundo ela, é importante salientar que muitas outras mãos estão unidas com os voluntários, empresários locais e de outros municípios que adotaram quadras e possuem sua logomarca expostas em banner. Márcia explica que a comunidade de modo geral, cada um dentro de suas possibilidades, também uniu forças com o VBR contribuindo para compra de todo o material utilizado nesta ação.

Os voluntários do Balneário Rincão também receberam a doação de 40 caixas de leite, totalizando 480 litros, doados às famílias carentes de Barra Velha, Lagoa dos Freitas e no centro do Balneário da empresa Triunfo do Caravagio. “Hoje, início da estação das flores, um renascimento deve ocorrer dentro de cada um de nós”, dizem os voluntários. Por conta da pandemia, não haverá evento com participação da comunidade, mas a cidade receberá todos estes espaços floridos e com placas de otimismo, boas vibrações, orientações para o uso de máscara e gentilezas, pintadas pela artesã local, Hanan Mustafa. São mais de 60 placas que foram alocadas nos espaços para um ambiente acolhedor, bonito e receptivo aos cidadãos locais e turistas.

“Os voluntários estão muito animados com os resultados e prometem novidades até o final do ano, já que para esta equipe, o trabalho voluntário vai além de plantios de flores, é preciso desenvolver atividades em várias frentes, congregando esforços da comunidade e lembrando que o ser humano é múltiplo e nossas energias se revitalizam na medida em que dividimos ou doamos um pouco do nosso tempo para alegria de outros. Os voluntários colocam que tudo isso é muito gratificante e que o retorno das ações, podem ser vistos nos olhos que sorriem acima das máscaras, sendo que nada disso é possível, se a comunidade e empresários não se engajarem nestas ações”, conclui a professora Márcia Trevisol, desejando uma feliz primavera para todos.

Ações especiais em Içara

A ações da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) continuam com a chegada da primavera, algumas ações se intensificam como a manutenção dos canteiros municipais, das rótulas que estão sendo revitalizadas e principalmente dos locais aonde se encontram os lírios e os hemerocallis, que florescem na primavera, trazendo exuberância nas áreas do município aonde são encontrados. Com a chegada da primavera e à espera do verão, as espécies de flores mudam também, apostando em flores que se adaptam a climas mais quentes e áridos como o tagetes erecta.