Dia da santa foi marcado por orações e procissões organizadas por carboníferas

Criciúma e Região

Ontem (4), feriado em Criciúma, Forquilhinha, Treviso, Siderópolis, Lauro Müller e Orleans pela comemoração e celebraram da padroeira dos mineiros, Santa Bárbara, missas e procissões ocorrem.

Em Treviso, funcionários da Carbonífera Metropolitana realizaram uma procissão motorizada, partindo da Mina Fontanella até a praça central da cidade. O evento contou com orações e a missa em Ação de Graças na Paróquia Santo Alexandre, com a benção dos mineiros.

A data é marcada por momentos de fé e reflexão, destacando a devoção dos trabalhadores, como ressalta o diretor administrativo e financeiro, Reni Warmling. “A imagem de Santa Bárbara se faz presente na boca da mina, podemos ver sempre os funcionários inclinando suas cabeças, tirando seus capacetes e fazendo suas orações. Hoje é um dia de muita devoção”, contou Warmling.

Emocionado, o operador de perfuratriz Fernando Bastos compartilhou a importância da oração em sua vida, enquanto trouxe seu filho, Gabriel, para participar das celebrações pela primeira vez, enfatizando a tradição católica familiar. “A oração se faz presente na minha vida, todos os dias eu peço a proteção de Santa Bárbara quando vou baixar mina”, disse o trabalhador.