Acordo visa fortalecer comércio exterior e logística entre Santa Catarina e Portugal

Da Redação

No quarto dia de missão em Portugal, a comitiva catarinense, liderada pelo governador Jorginho Mello, assinou um termo de cooperação com o Porto de Sines, o maior porto de águas profundas do país europeu. A cerimônia, realizada no próprio porto, contou com a presença de José Luis Cacho, presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, e visou a troca de conhecimento em atividades portuárias, com ênfase em inovações tecnológicas e descarbonização.

O acordo é uma oportunidade para Santa Catarina ampliar o acesso ao mercado europeu, potencializar exportações e consolidar novos negócios. “Santa Catarina tem uma logística de transporte eficiente, com cinco portos. Apresentamos isso para os portugueses e selamos essa parceria que vai permitir que a gente possa avançar ainda mais, modernizar as operações e trazer mais produtos catarinenses para Portugal e para a Europa”, declarou o governador Jorginho Mello.

A parceria inclui a participação das secretarias de Articulação Internacional (SAI) e de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). “Nós vamos ter voos diretos de Florianópolis a Lisboa, agora temos essa parceria via portos, envolvendo vários setores, ou seja, é uma grande oportunidade de fortalecer e expandir uma relação de comércio exterior que daqui de Portugal pode avançar por todo o continente europeu”, destacou o secretário da SPAF, Beto Martins.

A presença da empresa operadora do terminal da Portonave, em Navegantes, também no Porto de Sines, amplia as possibilidades de ações conjuntas. “Para nós é um prazer receber aqui o governador de Santa Catarina, um estado do Brasil que tem especial significado dado ao tecido industrial muito parecido com o de Portugal. Para nós, a aposta na logística de Santa Catarina é da maior importância”, afirmou José Luis Cacho.

O Porto de Sines é líder nacional em movimentação de mercadorias e possui modernos terminais especializados. É um ativo estratégico nacional, sendo a principal porta de abastecimento energético de Portugal e um importante porto de carga geral/conteinerizada. Com uma construção recente, de 1978, o porto tem capacidade de expansão a longo prazo e acessibilidades adequadas para o tráfego atual e futuro.