Inscrições para o Prouni podem ser realizadas até sábado

34

Na região, estudantes que tenham realizado o Enem podem concorrer a bolsas de estudo na Unesc, Satc, Esucri e Unisul

Após ter suspendido o início das inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos), o MEC (Ministério da Educação) anunciou na terça-feira (28) que os candidatos a bolsas de estudo em instituições de ensino superior poderão se inscrever até sábado (1º/2). O Programa, que usa a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em seu processo seletivo, concede bolsas de estudo para pessoas que concluíram o Ensino Médio na rede particular (com bolsa integral) ou na rede pública.

Na região Sul, instituições de ensino superior como Unesc, Satc, Esucri e Unisul têm bolsas de estudo de até 100% à disposição.

A suspensão das inscrições para o Prouni havia sido definida pelo MEC por causa da suspensão na Justiça da divulgação do resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), após aproximadamente 6 mil provas, num universo de 5 milhões, apresentarem erro na correção do Enem de 2019.

O candidato que tenha interesse em ingressar em uma das graduações oferecidas pelas instituições de ensino superior na região devem fazer sua inscrição até sábado no site do Programa (http://siteprouni.mec.gov.br/). O Programa do Governo Federal já beneficiou, desde sua criação até o segundo semestre de 2018, mais de 2,47 milhões de estudantes, sendo 69% com bolsas integrais.

As regras para participação definem que somente poderão se inscrever no Prouni para concorrer a bolsa integral os candidatos que desejarem ingressar na primeira graduação e tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Ao concorrer a uma vaga é importante que o candidato fique atento a todas as chamadas do Programa, inclusive na Lista de Espera. A lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página do Prouni no dia 4 de fevereiro, em primeira chamada, e no dia 18 de fevereiro, com a segunda chamada.

Universidades públicas

O estudante que fez Enem e obteve nota suficiente para frequentar as universidades públicas deve observar os cronogramas de matrícula e de chamadas subsequentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), liberado ontem pelo Ministério da Educação (MEC), disponível em www.sisu.mec.gov.br. O candidato pode obter aprovação em cursos da UFSC, do IFSC ou da Udesc.

A Udesc, em Florianópolis, por exemplo, realizará a matrícula de quase 400 candidatos aprovados para 43 cursos de graduação em três datas de janeiro (dias 29, 30 e 31) e duas de fevereiro (dias 3 e 4).