A eleição vai começar

Pode parecer exagero, mas apesar de ser um ato do PSD, a filiação de Anselmo Freitas nesta sexta-feira abre oficialmente as articulações para a eleição do próximo ano em Içara. O empresário é apontado como fundamental na articulação para manter a coligação entre PSD, PSDB e MDB na cidade. Anselmo tem uma boa relação com o prefeito Murialdo, que vai chegar de viagem e vai direto para a filiação. Tem trânsito com os empresários da cidade e também representa a renovação. Em princípio, Anselmo seria apenas uma opção, um apoiador do projeto do 55, mas para muitos ele vai ao natural se tornar candidato. Um dos motivos seria a facilidade do MDB aceitar um vice caso a cabeça de chapa fique nas mãos do empresário.

Novidades da 442

Governo do Estado espera definir nos próximos dias, talvez já na próxima semana, os últimos detalhes para a retomada das obras da SC 442, que faz a ligação entre Cocal do Sul e Estação Cocal. A informação é do secretário Luiz Fernando Cardoso, Vampiro. Segundo ele, o Governo do Estado já sinalizou a liberação de recursos para concluir a ligação e pavimentar o anel que vai retirar o trânsito pesado do Centro de Estação Cocal. Hoje a alternativa é cruzar a João de Rochi para chegar a Genésio Mazon e seguir viagem. “Mas a comunidade não quer. O trânsito de caminhões é pesado e há a necessidade de encontrar uma alternativa. O governador já sinalizou a intenção de concluir a obra e o secretário de Fazenda também já deu o sinal”, explica Vampiro.

Na pauta

Foi lida na sessão desta semana no Legislativo de Morro da Fumaça a pauta que trata da análise das contas do prefeito Noi Coral, exercício 2017. A tendência é que a votação da matéria em plenário seja feita nos próximos dias. Nos bastidores, o clima segue o mesmo, leitura ainda indica que o prefeito vai enfrentar resistência para garantir a aprovação. A aposta hoje indica 6 votos pela rejeição e apenas três para a aprovação. Se isso ocorrer, Coral vai enfrentar problemas para disputar o processo eleitoral do próximo ano. O clima evidencia o novo momento na relação entre Legislativo e o executivo na cidade. Parlamentares tem reclamado bastante e a afinação registrada no início deste ano já não existe mais.

Aprovada

Na Comissão de Constituição de Justiça do Senado e em primeiro turno no plenário a proposta da reforma da previdência. Expectativa é que na próxima quinzena a matéria seja votada em segundo turno no plenário e vá para a sanção do presidente Bolsonaro. Projeção do governo é que com a reforma o país começa a ir para os trilhos.

Anticrime

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que o pacote anticrime, em tramitação no Congresso Nacional, foi elaborado “para ser temido por marginais e não pelo cidadão de bem”. Ele fez críticas a “órgãos da Justiça e do Ministério Público, que buscam transformar auto de resistência em execução”.

Problema que segue

Secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos, confirmou ontem, durante entrevista à Difusora, que o município segue registrando a falta de pacientes em consultas e procedimentos. “Em algumas especialidades a situação é preocupante. Esse é um problema que segue deixando prejuízo para a cidade. Infelizmente, quando alguém falta a fila não anda e o profissional fica lá, parado e recebendo”, comenta.

Mais um

Secretária de Saúde registrou mais um caso suspeito de meningite na cidade. Todos os procedimentos necessários para casos como este já foram adotados. No caso da outra criança, que teve suspeita divulgada na semana passada, a menina já está recuperada. “Ela já voltou inclusive para a escola. Reforço que todos os procedimentos foram adotados e não há surto”, reforça Jaqueline dos Santos.