30 anos de transformação
Ontem, segunda-feira, o Brasil lembrou 30 anos do início da circulação do real. No dia primeiro de julho de 1994, a nova moeda passou a vigorar substituindo a URV, que era uma referência transitória para a implantação do plano econômico que tinha como grande meta combater a hiperinflação. Quem viveu esse momento, como eu, lembra do antes e do depois. Antes eram dias sombrios em que os preços eram remarcados constantemente. Aliás, circular por entre as gôndolas com uma daquelas remarcadoras na mão foi a minha primeira função com carteira assinada e ainda como estudante do ensino médio. Até então, havia se tentando de um tudo e os planos econômicos se empilhavam um após o outro colecionando fracassos. O real também foi visto com um certo receio, mas logo em seguida passou a ser saboreado. Um real valia mais que um dólar, surgiram as lojas de 1,99. O brasileiro passou a comer frango, iogurte, itens que se tornaram, inclusive, símbolos dessa nova era. 30 anos depois, o real desvalorizou, é verdade. Ele já não tem mais a mesma imponência nem a força dos seus primeiros anos, mas segue sendo a moeda que melhor representa a recente história econômica e, por que não, política do nosso país.
Na Câmara
Em Içara, a expectativa era de que os últimos seis meses de presidência do Legislativo ficassem com o vereador Pedrinho Mazzuchetti. No entanto, a julgar pela movimentação dos bastidores, esse cenário não deve se confirmar.
Voltou
Prefeito Clésio Salvaro reassumiu ontem sua função no comando do executivo de Criciúma. Passou uma semana na Croácia cumprindo agenda na capital Zagreb e também na cidade natal de Nikola Tesla. Não voltou com nenhum item para integrar o museu em homenagem ao cientista que será inaugurado ao lado do Parque dos Imigrantes. O item em questão deve chegar em um segundo momento. O que chamou atenção, inclusive na embaixada, foi o fato de uma cidade do interior do país se interessar pela história de Tesla e por erguer um museu em homenagem a ele. A viagem serviu para vender Criciúma e, quem sabe, para lá na frente formar parcerias interessantes para o município.
Cenário ruim
Prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB) teve negados seus pedidos de liberdade provisória. Depois de quase 15 dias detido, Fernando tem sua imagem duramente prejudicada para o processo eleitoral deste ano. Ele é investigado, não há nada provado nem sentença contra ele, mas em um cenário pré-eleitoral, uma detenção como essa pesa e pesa muito. Ontem, aliás, seu advogado afirmou que vem sofrendo pressão para abandonar o caso.
Apoio
Charles Cargnin vai tentar pela segunda vez uma vaga no Legislativo de Içara. Tem trabalhado forte nos bastidores e agora ganhou apoio de peso. Deputado Jessé Lopes postou em sua rede social que, em Içara, Charles é o seu nome para o legislativo.
Em Criciúma
O pré-candidato do MDB, Dorvanil Vieira, vai fazer um encontro de ideias na próxima sexta-feira. O encontro vai ajudar a compor suas propostas e discutir suas ideias para a cidade. Dorvanil tem dito que pretende aprofundar o debate. O encontro está programado para o meio-dia no antigo Crisul.
Segurança
A pedido do vereador Daniel Antunes (União), a Câmara Municipal de Criciúma vai realizar audiência pública sobre a segurança no trânsito e trafegabilidade. O debate vai acontecer no dia 31 de julho, às 19 horas, no salão de festas da Igreja Católica, localizada na Rua Maria Leopoldina de Jesus, no Bairro Vila Zuleima.
PDT
O PDT de Içara reuniu no domingo (30) pela manhã mais de 250 pessoas para apresentação dos pré-candidatos a vereador e majoritária para a eleição deste ano. O ato teve a presença do deputado estadual e presidente do partido em Santa Catarina, Rodrigo Minotto. A sigla tem se reestruturado nos últimos meses, e tem respaldo da direção estadual para fazer os encaminhamentos para o pleito de outubro. “Estamos reoxigenando o partido em Içara e esse evento vibrante mostra que estamos fazendo a construção certa. Vamos continuar trabalhando, buscando novos filiados e preparando um projeto de desenvolvimento social e econômico para Içara, com foco na educação. O PDT tem história e bons exemplos de administração pública”, afirmou Minotto.