Em observação

Deputado estadual Tiago Zilli segue internado e em observação na UTI do Hospital São José. O parlamentar sofreu um infarto neste domingo enquanto estava com a família, em sua casa, na cidade de Turvo. Zilli foi trazido de helicóptero até o Hospital São José. Depois de ser reanimado, ele chegou consciente na instituição, passou por um cateterismo para desobstruir as artérias e seu quadro é considerado estável. Último boletim divulgado pela instituição mostra que ele está evoluindo, mas deve passar os próximos dias ainda na instituição.

Inviável

Governador Jorginho Mello se posicionou oficialmente neste domingo sobre a greve dos professores. Nas redes sociais, o governador afirmou que atender às exigências dos grevistas é impossível. Segundo ele, só a descompactação da Tabela Salarial representaria um gasto extra de mais de quatro bilhões para o estado. Jorginho também ressaltou que a greve tem tido uma baixa adesão, impulsionada pelos sindicalistas. Apesar da fala do governador, a categoria segue de braços cruzados abrindo a terceira semana de paralisação.

Nas festas

Novo pré-candidato do PSD ao governo de Criciúma, o ex-secretário Vagner Espíndola confirmou na segunda-feira, durante entrevista à Massa FM, o início de uma conversa com o PP para definir alianças para o processo eleitoral deste ano. O encontro foi realizado no domingo com o ex-deputado Valmir Comin e o vereador Júlio Kaminski. Vaguinho ressaltou, no entanto, que a prioridade neste momento é estabelecer uma aliança com os eleitores de Criciúma. “Se o eleitor, se o povo não abraçar a coligação não tem sucesso”, comentou Vaguinho, que no fim de semana já circulou pelas festas. Foi levado por Clésio, que o apresentou para todos os eleitores e fez questão de dizer “esse é o cara”.

Recurso

O Senado Federal apresentou recurso contra a decisão que suspendeu a prorrogação da desoneração da folha de 17 setores. O documento, assinado por quatro advogados do Senado, pediu a anulação da decisão e afirmou que o impacto financeiro foi informado durante a tramitação do projeto. O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Só colhendo

Ex-diretora do Procon de Içara, Karol Calegari confirmou nesta manhã, durante entrevista à Massa FM, a condição de pré-candidata ao legislativo do município pelo MDB. Segundo ela, a intenção é propor a renovação das lideranças do partido e também a renovação na câmara da cidade. Segundo Karol, Içara precisa ser alertada sobre a necessidade de investir no desenvolvimento econômico e não seguir apenas colhendo o que os outros plantaram, como estaria fazendo o atual governo. ”A cidade se apequenou. Com relação aos números da economia, a explicação é simples. Os últimos governos plantaram e agora ela está colhendo, mas não está plantando nada e lá na frente vamos pagar”.

Lideranças

A Unesc deu início à capacitação da primeira turma do projeto Escola de Lideranças Comunitárias na cidade de Içara. O evento ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal, marcando a abertura de uma jornada de aprendizado e desenvolvimento para líderes locais, em uma ação em colaboração com a União das Associações Comunitárias de Içara (Uaci) e a Prefeitura Municipal. O objetivo deste projeto, que já ocorreu na cidade de Criciúma e que também ocorre em Araranguá, é capacitar líderes comunitários, fornecendo-lhes ferramentas e conhecimentos relevantes para abordar questões fundamentais em suas comunidades.