Caio Borges oficializa doação de obras

312

Artista repassou ao município 162 peças que integrarão a galeria com seu nome

O artista plástico içarense Caio Borges oficializou nesta semana a doação de 162 peças para o município, junto ao prefeito Murialdo Gastaldon. As obras vão integrar a galeria que levará o seu nome e fará parte do complexo do novo Paço Municipal Ângelo Lodetti.

Borges, que morou quase uma década no Rio de Janeiro, já expôs suas telas e esculturas na Grécia, Rússia e França e em diversas cidades brasileiras. “A disposição das obras, em galeria, no novo prédio da prefeitura, será feita sob minha supervisão, objetivando melhor aproveitamento de espaço e realce das peças, bem como, melhor comunicabilidade artística com os visitantes”, ressalta o artista.

A ideia da doação do acervo para a cidade natal surgiu de um diálogo entre ele e a presidente do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) e primeira-dama do município, Ceneli de Freitas Gastaldon.

“O Caio nos procurou com o desejo de deixar em Içara um pouco da sua história. Abraçamos a proposta e estávamos na busca por um espaço adequado para tal. A Galeria Caio Borges será um espaço de vanguarda da arte içarense”, projeta Ceneli.

“A proposta desta inovadora integração entre espaço cultural e prédio público, além de familiarizar os usuários dos serviços públicos com a arte, enquanto parte indissociável da construção humana, facilitará ainda as atividades da rede pública e privada do sistema de ensino do município, para as aulas de artes”, coloca o prefeito.

A estrutura contará com espaços expositivos para o acervo fixo do artista e exposições temporárias, por meio da curadoria da equipe técnica da galeria. Além disso, o Paço Municipal também contará com uma reserva técnica para as obras.