Trabalho dos advogados da OAB Subseção Criciúma foram essenciais para a criação

Içara

Os deputados estaduais da bancada do sul e advogados da OAB Subseção Regional Sul estiveram reunidos com o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Altamiro de Oliveira, ontem (3), em Florianópolis, que confirmou para este primeiro semestre ainda a implantação da 3º Vara da Comarca de Içara, destacando a alta demanda de processos na região.

Acompanharam o encontro os prefeitos de Içara, Dalvania Cardoso, e Balneário Rincão, Jairo Custódio; os procuradores Emanuel Moreira e Gabriel Schonfelder de Souza; o presidente da OAB subseção de Criciúma, Álisson Mattos; a vice-presidente Rosane Corrêa; e o conselheiro Rafael Búrigo.

“É uma boa notícia para Içara e região, diante de um pleito extremante necessários para dar agilidade às demandas processuais da região”, ressaltou o deputado Luiz Fernando Vampiro.

A instalação foi comemorada pela OAB Subseção Criciúma e Seccional de Santa Catarina. Segundo o presidente da Subseção de Criciúma, Alisson Murilo Matos, o Fórum de Içara dispõe de um espaço físico adequado para receber uma nova Vara. “A instalação da 3ª Vara é muito importante. Vai dar vazão para a alta demanda de processos existentes e proporcionar grande benefício para a comunidade, agilizando os julgamentos”, destacou Matos.

O momento evidencia a boa interlocução com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, especialmente com o presidente, desembargador João Henrique Blasi, e a parceria com a OAB Santa Catarina, através da presidente Estadual, Cláudia Prudêncio, e outros representantes da seccional catarinense, que auxiliaram na entrega da demanda.

Durante o encontro também foram discutidas pautas relacionadas à construção do Foro de Urussanga e recomposição de servidores das Comarcas de Criciúma, Içara, Urussanga e Forquilhinha.

Nos dias 23, 24 e 25 de abril, os representantes da OAB Criciúma acompanharam os atos de correição realizados pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nas Comarcas de Criciúma, Urussanga e Içara. Durante as reuniões foram levadas demandas da advocacia da região para a desembargadora corregedora geral de Justiça, Denise Volpato, e aos juízes corregedores, Rodrigo Coelho Rodrigues e Mauro Ferrandin. Entre os assuntos, os representantes da Subseção reforçaram a instalação da 3ª Vara.

De acordo com ex-presidente da subseção e atual tesoureiro da seccional catarinense, Rafael Búrigo Serafim, foi através desses encontros, realizando uma boa comunicação e parceria, que a demanda foi atendida.

A lei que cria a 3º Vara existe desde 2008, porém nunca houve a sua instalação de fato. No Fórum do município, já há espaço físico para as atividades da vara, restando apenas a nomeação dos servidores que irão atuar, além da jurimetria que é o trabalho de divisão dos processos que cada vara irá acolher.