Saúde do Rincão trabalha para aliviar fila de espera

37

Mesmo em tempo de pandemia do novo coronavírus, Secretaria de Saúde tem realizado alguns mutirões de consultas e exames

Balneário Rincão

O combate ao novo coronavírus foi o tema central dos últimos seis meses em toda a região Sul do Estado, que viveu o maior pico da doença nos meses de julho e agosto, mas agora os cuidados continuam, com as equipes de saúde da região apertando a fiscalização para evitar um aumento nos números de infecções pela doença. Em Balneário Rincão, além da atenção dada aos pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus, a Secretaria de Saúde também buscou aliviar as filas de espera em algumas especialidades.

O município também projeta a abertura da unidade de saúde central aos domingos, uma meta traçada desde 2017. O secretário de Saúde de Balneário Rincão, Rogério Cardoso (foto), diz que a abertura nos domingos ainda não foi colocada em prática por falta de médicos. “Já temos toda a equipe de enfermagem pronta, mas ainda não conseguimos um médico que faça os plantões”, explica Cardoso. A unidade já atende nos sábados e tem horário estendido nos das de semana até as 21 horas.

Cardoso pontua que mesmo trabalhando no combate a pandemia, a Saúde do Rincão aproveitou as emendas enviadas pelos deputados e realizou alguns mutirões de consultas e exames. Foram realizadas nos últimos meses 85 ressonâncias magnética, também foram feitos 105 ecos cardiografia trans torácica, diminuindo a fila para 25 pacientes. Teste ergométricos foram feitos 91, deixando a fila com 109 pessoas na espera.

Ainda foram aprovados nove cateterismos, faltando ainda atender 20 pessoas. “Ainda hoje (sexta-feira (18) conseguimos liberar dois cateterismos de pacientes que estavam esperando a um bom tempo e não tinham condições de fazer particular”, informa Cardoso. Segundo ele, o município também conseguiu realizar 25 doppler carótidas e 12 doppler de membros inferiores.

Uma das maiores filas de Balneário Rincão é para a realização de endoscopia, sendo que mesmo o munícipio realizando 33 procedimentos, ainda estão na fila 241 pessoas. Também exames de colonoscopia foram autorizados 33, permanecendo na fila 62 pacientes.

Boletim epidemiológico

O boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira apontou que Balneário Rincão está com 554 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que 527 pacientes já estão curados. No município, 16 pessoas estão em tratamento domiciliar, já que nenhum paciente se encontra hospitalizado pela doença. A saúde ainda monitora três casos suspeitos e já registrou 11 óbitos.