Cerca de 90 alunos com diagnóstico para autismo estarão divulgando pinturas na Galeria de Arte Caio Borges, no Paço Municipal
Içara
A 4ª Semana Içarense de Conscientização do Autismo começou na tarde desta segunda-feira, dia 1º, com a abertura de uma exposição de pinturas produzidas por cerca de 90 alunos assistidos pela Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA). O evento aconteceu na Galeria de Arte Caio Borges, no Paço Municipal Ângelo Lodetti, com a presença dos estudantes, familiares e professores.
“São trabalhos de crianças de 2 a 13 anos de idade, que foram instigadas a colocarem toda a criatividade para fora. Esperamos que todas as pessoas que passarem pela Prefeitura, que tirem um tempo para prestigiar a exposição. Esse tipo de iniciativa visa reconhecer e respeitar as habilidades e particularidades das pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA)”, detalha Andréia Berto, coordenadora da Educação Especial e Inclusiva de Içara
A programação seguirá à noite, com a primeira palestra agendada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Às 19h, no Auditório Osvaldo Duarte, a psicóloga Daiane Lodetti abordará o tema ‘Transtorno do Espectro Autista: Dicas de manejo comportamental. No dia seguinte, no mesmo local, subirá ao palco o psicomotricista Lucas Damiani, para falar sobre atividades de estimulação na área psicomotora.
“Diariamente teremos palestras no auditório da Prefeitura com diversos temas importantes relacionados a causa, sempre às 19h. O objetivo é desmistificar alguns pontos sobre o autismo que, muitas vezes, acabam sendo propagados de forma equivocada. Estão todos convidados a acompanhar”, aponta a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Nerilda Felisberto.
A 4ª Semana Içarense de Conscientização do Autismo vai continuar até o próximo sábado, dia 6, com uma ação na Praça da Matriz São Donato.