Uma das dificuldades encontradas no período é com a mão de obra que está escassa

Balneário Rincão

Um dos setores que tem apresentado crescimento neste tempo de pandemia é do varejo de materiais de construção. Em todo o país, o reflexo no setor tem sido considera positivo. Para o diretor executivo da Federação dos Lojistas de Materiais de Construção de Santa Catarina (Fecomac) e da Associação dos Comerciantes dos Lojista de Materiais de Construção da Região Sul do Estado (Acomac-Sul), Júlio Pereira, não somente a pandemia desencadeou o crescimento das vendas das lojas de materiais de construção, mas a demanda reprimida do setor que começou a crescer já no ano de 2019.

Pereira aponta que a região tem mostrado um crescimento ainda mais significativo devido aos municípios litorâneos. Para ele, as famílias que estavam segurando as obras de reformas aproveitaram a pandemia e resolveram melhorar as suas residências. Outro fator apontado pelo Diretor Executivo da Acomac-Sul foi de o setor ter sido considerado essencial pelo Governo Federal, quando houve o período de quarentena. “As pessoas aproveitavam para passar nas lojas de materiais de construção depois de irem aos supermercados e isso fez com que os lojistas não sofressem muito com a pandemia”, destaca Pereira.

Em Balneário Rincão, o crescimento apresentado está ainda mais significativo. “Andando pela cidade podemos observar que existem obras em praticamente todas as ruas”, aponta o corretor de imóveis Luiz Soares Menegat. Segundo ele, as obras de reformas e construção das novas residências também é reflexo do crescimento do município, que tem recebido investimentos significativos na área de infraestrutura. O crescimento das obras reflete nos números de licenças para novas obras e de habite-se. Segundo números apurados no setor em 2020 foram concedidos 275 novos alvarás, enquanto neste ano até este mês de setembro já foram solicitados 320. O Número de habite-se também já teve crescimento, mesmo que mais tímido.

Para o gerente administrativo da Loja Darolt Materiais de Construção, Carlito Pavei Darolt, as vendas na loja estão apresentando crescimento desde 2020, principalmente após o desencadeamento da pandemia. Ele pontua que no ano passado o crescimento foi entorno de 20%. Ele explica que o mercado se manteve aquecido e neste ano, o crescimento deverá ser na faixa de 10%. “Também trabalhamos com reforma e construção, além do atendimento na loja, mas está difícil encontrarmos mão de obra”, relata Carlito.

Retorno para o município

Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adroaldo Faraco, a importância das obras em andamento é que a maioria dos proprietários compram os materiais de construção nas lojas de Balneário Rincão. Ele conta também que o setor tem gerado emprego para muitos moradores do município. “Pedreiros, pintores e auxiliares de pedreiros, são mão de obras que estão sendo disputada e inclusive o pessoal tem pago um pouco mais caro para conseguir um profissional”, conta. Segundo Faraco, com a ocupação dos profissionais, o comércio também tem mostrado crescimento. Pelos cálculos do presidente do Conselho Econômico, de cada R$ 100 mil investidos para obras de reformas e construção, na faixa de R$ 20 mil acaba retornando ao município em forma de imposto.