A segurança na pauta

O primeiro dia de dezembro deste complicado 2020 entra para a história de Santa Catarina como o dia em que se registrou o maior assalto da história de Santa Catarina. Criciúma ganhou destaque nacional e internacional e a população viveu uma madrugada de terror e um dia de perplexidade. Como eu, imagino que muita gente tenha passado a madrugada em claro, acompanhando o cenário de guerra que a quadrilha de assaltantes provocou em toda a cidade. O assalto trouxe de volta o tema da segurança. Como prever, se prevenir e reagir a uma ação destas foi a pergunta que mais foi feita durante essa terça-feira e que permaneceu sem resposta. O crime deixa claro que diante da ousadia crescente dos grupos criminosos, por mais pacata que seja a região, ela não está livre de se tornar uma zona de guerra.

O governador

Comprovando mais uma vez a mudança de postura, o governador Carlos Moisés fez questão de vir a Criciúma. Veio prestar solidariedade a população e ao prefeito Clésio Salvaro e também a Polícia Militar. Fez questão de ressaltar que o Estado vai dar a resposta necessária para manter a imagem de paz e segurança que sempre cultivou. “Essa imagem não combina com Santa Catarina. Temos equipe qualificada, perícia bem preparada e vamos dar a resposta”.

Reforço

Governo Federal também sinalizou ao governador ajuda para atuar neste momento de resposta aos criminosos. Contatos com o chefe do executivo estadual foram feitos pelo Ministro da Justiça e o Secretário Nacional de Segurança pública.

Revolta

Ex-comandante da PM na região e ex-candidato ao Governo de Criciúma, Cosme Manique Barereto protestou durante a coletiva do governador. Cobrou dos deputados Geovânia de Sá e Daniel Freitas, que estavam presentes, uma mudança urgente da legislação. “Essa coletiva aqui não resolve nada, não prende ninguém. Precisamos mudar a lei, porque tivemos aqui um ato terrorista e hoje a polícia prende e as leis brandas soltam logo”.

Em Cocal

Prefeito eleito Fernando de Fáveri me disse em entrevista na Massa FM que pretende implantar em Cocal maior rigidez para aluguel de residências em seu município. Vai cobrar a ficha corrida de cada novo morador. Faço questão de lembrar disso porque essa medida, na avaliação dele, pode ajudar a afastar pessoas que estejam planejando vir para a cidade com segundas intenções.

Voltou

Gustavo Colle está de volta ao Procon de Criciúma. A tendência é que ele continue na função também no novo mandato. Colle, de fato, fez um belo trabalho no Procon, deu visibilidade ao órgão e o seu retorno já era esperado.

Definida

Uma reunião realizada na noite desta segunda-feira definiu o novo comando da Câmara de Vereadores de Forquilhinha. A composição da mesa diretora foi por consenso e reúne os vereadores eleitos pela mesma coligação do prefeito Eleito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho. A presidência ficará com o petista Célio Elias. Valdeci Figueredo fica com a vice-presidência. Já a primeira secretaria será da vereadora Ivone Minatto e o segundos secretário será o vereador Marcos Rocha Macedo.

Saúde

Câmara de vereadores de Içara aprovou proposta do presidente Rodrigues Mendes. Pela nova lei o paciente diagnosticado com câncer precisa ser atendido em no máximo 30 dias. “É uma doença rápida e violenta. Por isso o atendimento precisa ser prioritário”, explica Sapinho.