De acordo com diretor do hospital, convênio com o governo do Estado será firmado após check-list e trâmites burocráticos

Os dez leitos da UTI do Hospital São Donato têm previsão de abertura até o fim de agosto. A informação foi confirmada pelo diretor do HSD, Júlio De Luca. Com isso, a contratação de profissionais já está em andamento.

O Hospital São Donato está com 10 vagas abertas para técnicos de enfermagem. A segunda etapa do processo seletivo destinado a Unidade de Terapia Intensiva será realizada devido a inserção dos candidatos já avaliados ao mercado de trabalho.

“Vamos chamar os médicos e as empresas que venderam os equipamentos e colocar a UTI para funcionar. Depois nós vamos fechar o convênio com o Governo do Estado. Primeiro nós vamos colocar em funcionamento para depois fazer o levantamento dos documentos que o governo do Estado precisa para fazer o check-list. Após isso, a gente fechar o convênio”, conta Júlio.

Os profissionais deverão ter formação acadêmica, precisarão apresentar o currículo e passarão por uma prova. A aplicação do teste teórico – com nota mínima de sete – acontecerá na fundação filantrópica às 10h30 desta quinta-feira.

“As tratativas estão bem avançadas com o Estado para o custeio do serviço, por isso vamos formar as equipes. Na próxima semana iniciaremos os treinamentos e, com o contrato assinado, até o próximo mês pretendemos ofertar os atendimentos”, coloca o diretor-administrativo, Júlio César De Luca.

Segundo ele, os candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo já começaram a ser chamados. Além de técnicos de enfermagem, o HSD contará com enfermeiros, equipe de higienização, copa e médicos dedicados à UTI.

A Unidade

Ao todo, o Hospital São Donato ofertará dez leitos de terapia intensiva com equipamentos de alta tecnologia para a regulação pelo Sistema Único de Saúde, dos quais, dois em isolamento. O diálogo com o Governo de Santa Catarina destina-se atualmente a cobertura do custo estimado em R$ 440 mil ao mês. O repasse do Estado será necessário até a habilitação pelo Ministério da Saúde para a obtenção então de recursos federais.

“Esse contrato que vamos formalizar, o Estado vai pagando todos os meses até conseguir habilitação de receber o recurso a nível Federal dos 10 leitos da UTI. Depois o governo do Estado passa a repassar o recurso federal para o hospital, Mas por enquanto Estado vai pagar. Provavelmente o Estado terá que bancar por um período aproximado de 10 meses”, explica Júlio De Luca.