Iniciativa tem como objetivo aumentar a capacidade de escoamento do rio, proporcionando uma medida preventiva contra inundações

Criciúma

O primeiro lote de obras da terceira etapa no Canal Auxiliar do Rio Criciúma, no bairro Santa Bárbara, está na reta final e prestes a ser concluído. A iniciativa tem como objetivo aumentar a capacidade de escoamento do rio, proporcionando mais segurança aos moradores em dias de fortes chuvas. O investimento totaliza R$ 4.539.895,74, proveniente de um convênio firmado entre a Prefeitura de Criciúma e a Caixa Econômica Federal (CEF). “É fundamental reconhecer o papel significativo dessa obra na proteção dos criciumenses contra os efeitos das chuvas intensas e no fortalecimento da infraestrutura urbana”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, após a conclusão da etapa de concretagem e da etapa de aterro das margens, a próxima fase envolverá a construção das calçadas, caixas de boca de lobo e, posteriormente, as contenções, finalizando, assim, a preparação da base para a pavimentação da rua Artur Pescador. “Estamos dedicados a assegurar o sucesso desse projeto e a buscar soluções que contribuam para o bem-estar de todos”, pontua.

Sobre o Canal Auxiliar

O Canal Auxiliar é a obra de macrodrenagem do Rio Criciúma. Segundo dados levantados durante o estudo para o prolongamento do canal, as enchentes que ocorriam com frequência na bacia eram resultados do rápido crescimento da cidade.

O novo Canal Auxiliar do Rio Criciúma surgiu como solução para o problema das enchentes. As obras começaram na região central, em uma extensão de 1,7 mil metros. Além da implantação do canal, foram construídas quatro pontes e realizado o desassoreamento do rio entre a Avenida Centenário e a rua Araranguá. Na segunda etapa, em 2017, a obra cobriu 780 metros do rio entre as ruas Vitório Serafim e Ângelo Peruchi, no bairro Santa Bárbara.

“Em suma, o Canal Auxiliar do Rio Criciúma desempenha um papel vital na gestão das águas pluviais da cidade, contribuindo para a proteção e o desenvolvimento sustentável de Criciúma e de sua população”, ressalta o prefeito.