Coluna saúde e boa forma – 31/10/2019

66
Tipos de cirurgias bariátricas
Bypass Gástrico em Y de Roux

Técnica mais usada no Brasil, (75% das cirurgias), devido a sua segurança e eficácia. Proporciona perda de 70% a 80% do excesso de peso. O grampeamento de parte do estômago reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. A associação de menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.
Gastrectomia Vertical

Segundo procedimento mais realizado. Também conhecido por Sleeve ou gastrectomia em manga. É considerado restritivo e metabólico e nele o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).
Proporciona provoca uma boa perda de peso, comparável à do by-pass gástrico. Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lipídeos (colesterol e triglicérides).
Duodenal Switch

Associa a gastrectomia vertical e desvio intestinal, quando 60% do estômago é retirado. O desvio intestinal reduz a absorção dos nutrientes, levando ao emagrecimento.  Hojé é indicada para aproximadamente 5% dos pacientes.
 Todos os procedimentos acima realizamos por técnica videolaparoscópica, através de pequenos orifícios na parede do abdome. Assim a recuperação é mais rápida, indolor ou pouco dolorosa, com mais rápido retorno ás atividades habituais e ao trabalho. A internação tem sido de dois ou três dias.
 O adequado preparo pré-operatório otimiza a segurança e os resultados da cirurgia bariátrica e metabólica. Exames pré-operatórios: endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e exames laboratoriais, além de passar em consulta com os profissionais obrigatórios: cirurgião, cardiologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista.
Dr. João de Bona Castelan Filho – CRM 3607 – Cirurgia Geral – RQE 1824 – Cirurgia Videolaparoscópica – RQE- 5896 – GASTROMEDICA – INSTITUTO CASTELAN