Município busca assumir sete casas militares para transformar em restaurantes étnicos

Criciúma

A cidade de Criciúma avança em uma proposta de fortalecimento do turismo gastronômico e da região da Praça do Congresso, buscando assumir sete das nove casas do Exército Brasileiro no local. O objetivo é transformar esses imóveis em restaurantes especializados na gastronomia das sete primeiras etnias que colonizaram o município: italiana, alemã, africana, polonesa, árabe, portuguesa e espanhola.

O prefeito Clésio Salvaro apresentou a proposta ao general José Luis Araújo dos Santos, comandante do 4º Grupamento de Engenharia, em Porto Alegre, no Comando Militar do Sul, buscando apoio para a iniciativa. Salvaro quer criar ali naquele espaço o que estamos chamando de a Casa das Etnias.

“Já temos um projeto que foi mostrado para o comandante de Criciúma e agora para o general Santos. Ele ficou de nos dar uma resposta e nos orientou a procurar a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) para dar novos encaminhamentos”, informou Marcos Mendonça, presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), que acompanhou o prefeito na reunião desta quarta-feira.

A Prefeitura planeja conceder os espaços à iniciativa privada por meio de licitação, mas o modelo ainda não foi definido. A contrapartida para repassar as casas ao município envolve possíveis aquisições de imóveis para o Exército. Há a necessidade de avaliações dos imóveis e das necessidades militares.

Ao apresentar o projeto, a cidade destacou a disposição em cuidar do patrimônio, inclusive ressaltando que algumas casas estavam desabitadas e precisavam de atenção. A proposta não visa demolir, mas reformar e preservar a estrutura original das casas militares.

Essa iniciativa integra os esforços recentes da Prefeitura de Criciúma em fortalecer o setor turístico e cultural. A “Casa das Etnias” agregará valor histórico à região central da cidade como também estimulará a retomada da Festa das Etnias, evento não realizado desde 2019.

Além do prefeito e do presidente da FCC, estiveram na reunião com o general o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Valcir Zanette, e Luciano Bilessimo, pró-reitor de pesquisa e inovação do Centro Tecnológico da Satc.