Encontro regional reúne direitos humanos e diversidade

41

Participantes tiveram dia de atividades na Associação dos Aposentados de Içara

Capacitar para lidar com as diferenças foi um dos temas de trabalho no III Encontro Regional de Direitos Humanos e Diversidade de Içara. Realizado ontem no auditório da Associação dos Aposentados, o encontro reuniu profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, o objetivo foi mostrar que todos são bem acolhidos nos serviços. “Nós, enquanto gestores do SUS, temos a responsabilidade de seguir os princípios básicos do sistema e assim, tratar todos da melhor forma possível, independentemente de qualquer coisa, e com isso, fortalecer o serviço e atendimento realizado às pessoas”, comentou.

Para o dia de atividades, dois palestrantes conversaram com o público. Keila Simpson, que atua com movimentos sociais desde 1991 e iniciou o trabalho com prevenção à AIDS na Bahia e Kaio Lemos, que é escritor, mestrando em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará. Os dois tiveram dois momentos durante o dia para conversar e tirar dúvidas do público.

Na avaliação do vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafin, o ambiente de aprendizagem do encontro reforçou o compromisso com o cuidado com o cidadão. “Hoje estamos participando de uma capacitação e entendemos que cada pessoa é única, e nosso dever é continuar trabalhando para garantir boa qualidade de atendimento à todos”, comentou.

Para os profissionais presentes, as palestras apresentadas durante o dia foram positivas. De acordo com o psicólogo Júlio César Bittencourt, as experiências transmitidas vão ajudar a melhorar nas consultas. “A capacitação fez com que possamos ter um olhar com ainda mais empatia, para que todos sejam contemplados com os princípios do SUS e recebam bom atendimento”, pontuou.

Em sua fala, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon destacou a importância das diferenças na sociedade. “Tudo o que tem vida tem direito. A discriminação é horrível, pois quando há, alguém é privilegiado. O objetivo é buscar trabalhar a construção de uma sociedade justa e para fortalecer as comunidades”, disse.