Atividade fechou ciclo de ações também com receitas, histórias e também visita a campo
Içara
Alface, cebolinha e couve cultivados por alunos do Centro de Educação Infantil Girassol foram colhidos na 5ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nesta semana. A participação da comunidade do Barracão ocorreu com experimentação também de receitas a partir da batata-doce, de forma lúdica, com a criação de pães em formato de letras. Os alunos produziram ainda milk shake e chips à base do tubérculo. Além disso, tiveram uma visita em campo e a contação de histórias – e ensinamentos – de Dona Maricota.
“A primeira atividade foi cozinhar algo, por a mão na massa. A escolha do que iríamos cozinhar teve como ponto de partida um alimento que já estivesse incluso em nosso cardápio, porém que precisaria de um engajamento maior para uma melhor aceitação pelas nossas crianças. Foi a partir deste pressuposto que escolhemos produzir alimentos tendo como base a batata-doce”, indica a diretora, Silvana da Silva Laurindo Minatto.
“Para conscientizar sobre a importância de uma alimentação equilibrada e com variedade de alimentos naturais e orgânicos, trouxemos uma contação de história com a ajuda da Dona Maricota, que é uma galinha, e que os ensinou a produzir um sanduíche muito gostoso, com produtos que podem ser cultivados em casa e até mesmo no nosso CEI. Então fizemos uma horta, da qual as crianças cuidaram para depois levar as verduras e legumes para casa”, elenca. A entrega das hortaliças ocorreu na sexta-feira (15).