André Motta Ribeiro substituirá Helton Zeferino, após convite e declínio da deputada federal Carmen Zanotto

Florianópolis

O governador Carlos Moises da Silva aproveitou a coletiva de ontem (4) para oficializar o secretário adjunto de Saúde, André Motta Ribeiro, no lugar de Helton Zeferino, que pediu exoneração na última quinta-feira. “O doutor André tem a envergadura necessária para dar continuidade a este trabalho. O doutor André e doutor Helton tiveram protagonismo em tudo que foi alcançado na saúde de Santa Catarina. Muita coisa foi construída pelo Helton e pelo André. Ele dará continuidade com a mesma equipe e ao trabalho sério e honesto o qual se reporta sempre ao governo”, disse o governador.

Moisés, antes de anunciar Ribeiro, convidou a deputada federal Carmem Zanotto para o cargo, mas ela declinou da vaga em nota encaminhada à imprensa, onde disse: “Estive reunida com o governador Carlos Moisés da Silva, agradeci o convite e disse que estou disposta a continuar trabalhando pela saúde e no combate a Covid-19 em nosso Estado. Com minha experiência de enfermeira, gestora, e parlamentar, atuando junto ao governo de Santa Catarina, somando esforços com as demais instituições na busca incessante de soluções e recursos, para que juntos possamos enfrentar essa guerra com o menor número possível de mortes. Posso conciliar minhas atividades como relatora da Comissão Externa de Combate ao Coronavírus, onde estamos atuando desde fevereiro e ajudando de forma incansável o nosso Estado. Tenho convicção que somente com unidade, solidariedade, desprendimento e muito trabalho, juntos iremos vencer esse inimigo invisível. Reitero que estarei sempre à disposição para trabalhar pela Saúde do meu estado, independentemente de assumir a pasta da Secretaria da Saúde”.

​Continuidade

O novo secretário disse que “assumir o cargo durante a pandemia é um desafio extremamente grande”, mas reforçou que vai dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde. “Vamos continuar com tudo que foi construído e muito bem construído, e espero poder corresponder a altura esse desafio. Tem em mim uma pessoa dedicada para trazer segurança à população”, garantiu Ribeiro.

CPI e denuncias

Ontem, a empresa Veigamed, do Rio, emitiu nota para justificar as transações entre ela e o governo catarinense sobre os R$ 33 milhões pagos adiantados por 200 respiradores que não foram entregues ainda.

Na nota oficial, a empresa anunciou que vai entregar os equipamentos até o dia 20 (de maio), mas não aqueles comprados. Será de outro tipo. A Veigamed fez também crítica ao Governo de Santa Catarina, que teria perdido prazos e não cumpriu todas as obrigações que haviam sido acordadas.

Ontem pela manhã, o ex-secretário Helton Zeferino deu entrevista para defender que o processo “seja esclarecido” e confirmou a compra sem licitação e disse que não certificou a nota, nem liberou pagamento. Helton disse ainda que deixou o governo por decisão própria. Não foi demitido, nem “convidado a sair”.