Testes aleatórios estimam 22.360 criciumenses já infectados pela Covid-19

18

Projeção da Secretaria de Criciúma aponta ainda para 13.760 pessoas curadas e 8.600 casos ainda ativos

Criciúma

A Secretaria de Saúde de Criciúma concluiu ontem (6) a sexta etapa de testes aleatórios para diagnósticos da Covid-19. Foram mais 500 coletas realizadas em voluntários de 27 bairros do município. O objetivo dos exames foi projetar o avanço do novo coronavírus na cidade.

Dos 500 testes realizados, 52 pessoas apresentaram resultado positivo, o que corresponde a 10,4% do público testado. Foram 32 que apresentaram anticorpos IGG (que já estão imunizados) e outros 20 com anticorpos IGM (que ainda estão com o vírus presente no corpo). Com base nestes dados, a Prefeitura de Criciúma faz uma estimativa de que 22.360 criciumenses já tenham sido infectados pelo novo coronavírus. A projeção aponta ainda para 13.760 moradores de Criciúma já curados e imunizados e outros 8.600 casos ainda ativos.

“A gente esperava mais pessoas apresentando IGG. Sabemos que algumas não desenvolvem o anticorpo, mesmo assim já foram contaminadas e estão curadas, não transmitindo mais. Mas não podemos deixar manter os cuidados necessários. Dos casos positivos durante a pesquisa, 86,6% foram assintomáticos. Por outro lado, dos casos ainda ativos, 45% são sintomáticos, ou seja, potenciais transmissores”, destacou a coordenadora do Laboratório Municipal de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira.

A região do Centro continuou sendo a área de Criciúma que mais apresentou resultados positivos do novo coronavírus. Foram sete pessoas diagnosticadas com a doença. “Diante do que vem ocorrendo na Ásia e Europa, onde está iniciando uma segunda onda de contágio, precisamos saber qual a situação atual da doença aqui em Criciúma. O que está acontecendo no exterior pode acontecer aqui também e precisamos estar preparados para tomar decisões”, complementou Andréa.

Resultados da nova fase da pesquisa

Testes realizados: 500
Positivados: 52 (10,4%)
Pacientes com IGG: 32 (6,4%)
Pacientes com IGM: 20 (4%)

Estimativa de total de casos em Criciúma:
Contaminados: 22.360
Curados/imunizados: 13.760
Casos ainda ativos: 8.600