O segundo lugar também é carioca, com o Fluminense aparecendo com 80%
Rio de Janeiro
O Brasileirão teve sua 19ª rodada concluída na terça-feira e, com isso, o fim do primeiro turno. Agora é hora de analisar algumas estatísticas da competição. Por ser 19 rodadas, alguns clubes fizeram 10 jogos e outros apenas nove. Com isso, o ranking foi organizado por aproveitamento e não por número de pontos.
Vale lembrar que ainda faltam dois jogos para serem realizados: Corinthians x Grêmio e América-MG x Vasco, ambos da 15ª rodada. O Timão tem oito jogos como mandante, enquanto o América nove.
O grande destaque da lista, claro, é o Botafogo, único com 100% de aproveitamento. Foram 10 vitórias em 10 jogos, com 23 gols marcados e apenas três sofridos. O segundo lugar também é carioca, com o Fluminense aparecendo com 80%. O G-4 é completado com Grêmio e Palmeiras.
Gigantes do futebol que retornaram à elite, Vasco e Cruzeiro não estão bem. O Vasco está em 19º e penúltimo com 25,93% de aproveitamento, mesmo número do lanterna América-MG, justamente com quem tem confronto atrasado. O Cruzeiro está em 17º com 36,67%. Coritiba completa o Z-4. (veja tabela)
90% de probabilidade de título
Fazendo uma campanha histórica, o Botafogo conquistou 47 pontos nos primeiros 19 jogos e atingiu o recorde dos pontos corridos. A distância para o segundo colocado Palmeiras é de 13.
Segundo pesquisa do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo vai entrar em campo pela 20ª rodada do Brasileirão com 90,7% de probabilidade de conquistar a taça ao final do campeonato. No ranking, a diferença para o restante dos times é grande.
Correndo por fora, o Grêmio aparece na segunda posição, com 2,8%. O Palmeiras tem 2,2% de chances e o Red Bull Bragantino tem 1,1%. Apontados entre os favoritos no início da competição, Fluminense e Flamengo aparecem com 0,97% e 0,84%, respectivamente.
Diante do domínio do Botafogo, alguns times que foram campeões recentemente ou brigaram pelo título aparecem com pouquíssimas possibilidades. É o caso do Atlético-MG, que tem apenas 0,13%, assim como o Internacional, com (0,016%).
Lutando contra a zona de rebaixamento, Coritiba, América-MG, Vasco da Gama, Bahia e Santos não possuem nenhuma chance de título.
Quantas vezes o campeão do primeiro turno venceu o Brasileirão?
Esta é a primeira vez na história dos pontos corridos, que teve início em 2003, que o Botafogo encerra o primeiro turno na liderança da Série A. De acordo com os resultados de competições anteriores, este é um forte indicativo de que a taça deve mesmo estar a caminho do Nilton Santos.
Dos 20 campeonatos de pontos corridos anteriores, o campeão do primeiro turno só não levantou a taça em cinco oportunidades, com Grêmio (2008), Internacional (2009), Atlético-MG (2012) e São Paulo (2018 e 2020). Nas outras 15, a lógica que beneficiaria o Botafogo neste ano funcionou, com Cruzeiro, Santos, Corinthians, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG sendo campeões.
Além do exemplo histórico, o Botafogo pode contar também com os números. Segundo levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube tem 90,7% de probabilidade de ser campeão brasileiro este ano, o que não acontece desde 1995.