Cerimônia de abertura contou com a presença de atletas, autoridades e da comunidade

Criciúma

Na noite de segunda-feira (7), no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi lotado, houve a abertura da etapa estadual da 39ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) de 12 a 14 anos. A cerimônia reuniu as delegações que disputarão a competição, autoridades e a comunidade em geral.

“Criciúma respira esporte e se preparou para receber vocês, atletas, as principais estrelas dos Jesc. Desfrutem da cidade e das estruturas que temos a oferecer, como os belos parques. Levem o município de Criciúma e a simpatia da nossa gente, sempre, no coração de vocês”, disse o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, no discurso de abertura.

Além do tradicional juramento feito pela atleta de vôlei do 9º ano do Colégio Unesc, Camile Becker Strassburguer, e da entrada do fogo simbólico e do acendimento da pira, feito pelas atletas Giovana de Medeiros Rabello, do tênis de mesa da equipe Mampituba/FME Criciúma, Clara Dias, atleta de xadrez da FME, e João Gabriel Ghislandi Costa, atleta de futsal, o evento contou com a execução dos hino nacional brasileiro, do hino de Santa Catarina e do município de Criciúma, executados pela banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e cantados pelos professores Luciana Santolin e Valter Boava, além dos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Acácio Alfredo Villain e Fortunato Brasil Naspolini.

“Criciúma é de vocês e tudo isso é para vocês. Aproveitem ao máximo, desfrutem do melhor que a nossa cidade tem a oferecer. Esperamos que cada atleta tenha uma boa estadia e que se sinta à vontade. Que sejam disputas de grande proveito para todos, que o espírito de união e competição prevaleça. Ótima competição a todos”, explanou o presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni. A cerimônia de abertura da etapa estadual dos Jesc contou, ainda, com a participação da banda Os Tigres.

As competições iniciaram na última sexta-feira (4) e seguem até o próximo sábado (12). Durante os nove dias de jogos, Criciúma deve receber 4 mil atletas de 757 escolas de 209 cidades de Santa Catarina. Até o momento, já foram disputadas as modalidades individuais de taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, atletismo, badminton e karatê. Nesta terça-feira (8), iniciaram as competições das modalidades coletivas: voleibol, handebol, futsal e basquetebol. Já o ciclismo, wrestling e a natação iniciam na sexta-feira (11).