Arrecadação de tampas de garrafas pet contribui com a Rede Feminina

8

Com boa adesão, campanha, que já ocorreu em anos anteriores, visa arrecadar recursos para as despesas mensais da Casa Rosa

Içara

Com 30 anos de atuação em Içara, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) é responsável por grande parte dos atendimentos relacionados a prevenção e também diagnósticos de cânceres de mama e do colo do útero no município. Além disso, as pacientes com estas doenças encontram, na Casa Rosa, acompanhamento médico, psicológico e exames gratuitos. Contudo, para manter todos os atendimentos, as voluntárias precisam de recursos financeiros. Para isso, uma das campanhas realizadas é a arrecadação de tampas de garrafas pet, que são comercializadas para reciclagem.

A ação, já realizada em outros anos, ganha o apoio do Movimento Familiar Cristão (MFC), ligado à Paróquia São Donato, de Içara. “Nós reunimos estes materiais e vendemos. Todas as voluntárias, amigos e conhecidos se unem e sempre conseguimos recursos importantes”, salienta a presidente da RFCC, Albertina Niehues, informando que o quilo das tampas é vendido por cerca de R$ 1,30. “Tudo é revertido para nossas despesas com o ambulatório e tudo que precisamos no dia a dia”, destaca, lembrando que todas as formas de apoio têm grande importância. “Cada coisa que recebemos nos deixa muito gratas, pois temos muitos gastos mensais na Casa Rosa”, explica.

Como colaborar

Mesmo quem não conhece nenhuma das voluntárias da Rede Feminina ou dos membros do MFC pode contribuir com a iniciativa. “Nós sempre recebemos na Casa Rosa. Durante a campanha, disponibilizamos uma caixa para coleta desses materiais e as pessoas sempre nos levam estas doações”, agradece, frisando que, na maioria das vezes, as tampas arrecadadas são suficientes para encher um caminhão. “É algo que nos deixa muito felizes, pois conseguimos valores muito importantes para a manutenção de todas as nossas ações”, ressalta.

Outras formas de ajudar

Para quem não costuma utilizar garrafas pet, existem outras formas de apoio à Casa Rosa. “Estamos com a campanha para arrecadação de absorventes, para distribuição às mulheres em situação de vulnerabilidade social, numa ação realizada em parceria com a Associação Amigas do Peito de Içara (Ampi)”, relembra, informando que a entidade também recebe doações de roupas seminovas, que são comercializadas no local. “Temos uma lojinha, que abre todos os dias das 13 horas às 16h30 e todos os valores são revertidos para os nossos trabalhos.

Números expressivos

Atualmente, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara realiza, em média, 40 exames de ultrassonografia por semana. “Diariamente, atendemos entre 10 e 12 mulheres para coleta de preventivo de câncer de colo do útero e de mama”, afirma Albertina, ressaltando que a equipe também conta com psicóloga, médico clínico geral, mastologista, radiologistas, enfermeira, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. Todos os atendimentos são totalmente gratuitos.

Como contribuir?

  • Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara
  • Telefone: 48 3432-3461
  • WhatsApp: 48 99912-5222
  • Instagram: @redefemininaicara
  • Endereço: Rua João Menegaro, 1185 – Bairro Primeiro de Maio – Içara