Releitura do Olho de boi foi feita pelo artista Fábio Lopez, que adicionou, segundo ele, “pós-modernidade” aos três selos originais
Da Redação
Ontem foi o Dia Nacional do Selo, e os Correios comemoraram a data de uma forma muito especial: lançando uma releitura do primeiro selo postal brasileiro, o Olho de boi, que completou 180 anos no 1º de agosto.
A releitura do Olho de boi chega pelas mãos do artista Fábio Lopez, que usou a computação gráfica para adicionar, segundo ele, “pós-modernidade” aos três selos originais, de 30, 60 e 90 réis. Os selos ganharam cores marcantes, porém, mantendo os arabescos característicos da obra homenageada. O resultado remete à arte pop, que tem o estadunidense Andy Warhol como um de seus maiores representantes.
A emissão do Olho de boi representa um marco no sistema postal brasileiro. Antes do selo, as postagens eram pagas pelo destinatário da carta, no momento do recebimento. A partir de 1843, o pagamento passou a ser feito pelo remetente, desembaraçando o processo de distribuição das correspondências.
O Olho de boi já figurou em inúmeros selos e blocos comemorativos. Para o seu aniversário de 100 anos, em 1943, o primeiro selo postal brasileiro ganhou um bloco com as imagens do Imperador D. Pedro II e do Presidente Getúlio Vargas. Já os seus 150 anos foram marcados por uma estampa com personagens da Turma da Mônica, em 1993. A comemoração dos 170 anos começou dois anos antes, com o lançamento do selo de 30 réis em bronze, em 2011, do selo de 60 réis em prata, em 2012, e, finalmente, do selo de 90 réis em ouro, em 2013. Muitas outras homenagens ao Olho de boi foram feitas ao longo dos anos.
Os selos comemorativos têm valores distintos. A emissão de 30 réis custa o valor de 1º Porte da Carta (R$ 2,45); a de 60 réis, 2º Porte da Carta (R$ 3,40); e a de 90 réis, 3º Porte da Carta (R$ 4,75). Cada selo tem tiragem de 72 mil exemplares, totalizando 216 mil unidades à venda. Para adquirir a emissão comemorativa pelos 180 anos do selo Olho de boi, ou qualquer outro selo em comercialização, acesse a loja virtual Correios Shopping.
Filatelia segue viva
A consolidação das comunicações via internet e os novos métodos de franqueamento postal, necessários para garantir celeridade aos processos de postagem, tratamento e distribuição, tiveram como consequência a redução da utilização de selos nos objetos que circulam nos Correios. No entanto, as vertentes culturais, institucionais e mercadológicas da filatelia são incontestáveis e abrangentes, atravessando fronteiras e pessoas das mais diversas formas.
Emissão Postal Comemorativa ao Aleitamento Materno
Ontem também, os Correios lançaram a Emissão Postal Comemorativa Dia Mundial da Amamentação em parceria com o Unicef para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto. O conjunto de selos reforça a importância do aleitamento materno para o bem-estar e desenvolvimento saudável dos bebês.
A amamentação no seio materno é a forma mais saudável de alimentar o bebê, com benefícios como a transmissão de anticorpos da mãe, protegendo contra doenças. O aleitamento materno também fortalece o vínculo emocional entre mãe e filho e está relacionado à redução do risco de câncer de mama para as mães. O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, incentivando a amamentação.
Os selos da Emissão Postal Comemorativa trazem cenas de mulheres amamentando seus bebês, representando a diversidade de mulheres do Brasil. As diferentes posições para amamentação são retratadas, destacando que todas as formas de amamentar são válidas, desde que proporcionem conforto e segurança para mãe e bebê. O bloco de selos está disponível para venda nas agências dos Correios e na loja virtual.