Criciúma inicia campeonato comprando briga com arbitragem e FCF

44

Jaime Dal Farra reclamou de erros na arbitragem, xingou Federação Catarinense de Futebol e recebeu nota de repúdio dos árbitros e ação da FCF no TJD/SC

O Criciúma começou o Campeonato Catarinense com uma vitória de virada sobre o Concórdia e no domingo (26) foi surpreendido por uma derrota também de virada. O Juventus no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, venceu por 3 a 2 com dois gols de pênalti, um sofrido no último lance do jogo.

Os pênaltis em si, e a arbitragem em geral, deixaram o presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, irritado. Inconformado com os pênaltis contra o Criciúma, reclamou duramente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), a quem chamou de “federação de merda”.

A arbitragem de Rafael Traci, da FCF, que resultou na derrota para o Juventus fez o presidente disparar contra a FCF. Disse que o jogo em Criciúma foi “palhaçada”, e que o jogo em Jaraguá do Sul foi “roubado de novo”. Na frase mais forte, disse: “O Criciúma foi rebaixado no ano passado por essa federação de merda”, esbravejou.

Dal Farra reclamou dos três pênaltis assinalados contra o Tigre em apenas dois jogos do campeonato.  “Se der para desfiliar eu desfilio, não aguento mais essa federação de merda. Vou reunir a diretoria, o jurídico, e faremos um protesto veemente. Não aguento mais essa federação de merda. Isso é brincadeira. Estão brincando. A federação rebaixou o Criciúma, foram sete jogos roubados (na Série B em 2019). E hoje aqui de novo. A gente reclama e nem satisfação dão. Dois pênaltis grotescos, ridículos. É um absurdo”, declarou.

Sindicato dos árbitros repudia declaração

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc) postou uma nota de repúdio ao presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, ainda na noite de domingo.

Na nota, o Sinafesc afirma que “não tolerará mais esta transferência de responsabilidade dada por alguns dirigentes que querem ‘jogar para a torcida’ ou ‘jogar para imprensa’ e transferir suas derrotas e insucessos para arbitragem das partidas”.

FCF pensa em ação no TJD

Ontem no fim da tarde, a diretoria da Federação Catarinense de Futebol (FCF) saiu de uma reunião chamada apenas pra discutir as declarações do presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra e a arbitragem.

A FCF emitiu uma nota de esclarecimento e informou que o presidente da instituição, Rubens Renato Angelotti, juntamente com o departamento de arbitragem e demais diretores da entidade, analisou os lances e avaliou as repercussões dos mesmos decidindo convocar à sede da entidade os árbitros envolvidos nos jogos Criciúma e Concórdia, Brusque e Joinville e Juventus e Criciúma para uma avaliação técnica juntamente com os integrantes do departamento de arbitragem.

Segundo a nota, “são descabidas as acusações contra a FCF proferidas através da imprensa pelo presidente do seu filiado Criciúma E.C., Jaime Dal Farra, denegrindo a imagem da entidade após o jogo Juventus 3 x 2 Criciúma”.

Na nota, a entidade diz ainda que vai “dar conhecimento à procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Catarinense do material recolhido junto aos meios de comunicação comprovando as já referidas acusações”, encaminhando ainda “o mesmo material para o Departamento Jurídico da FCF para as devidas providências legais cabíveis”.

O presidente Rubens Angelotti mostrou preocupação e cobrou do departamento de arbitragem providências no sentido de que erros pontuais como o ocorrido no jogo Brusque e Joinville, não voltem a acontecer, evitando-se prejuízos a equipes e a própria arbitragem do futebol catarinense.

Cavalo também reclama

O técnico Roberto Cavalo também reclamou da arbitragem, mas foi mais sereno nas palavras. Considerou injustas as penalidades. Segundo o treinador e demais jogadores, a falta, que resultou no pênalti marcado pelo árbitro Rafael Traci, ocorreu fora da área. Cavalo lembrou os recorrentes erros na reta final da última temporada. “É sofrido, doído. Foi um jogo truncado, de poucas chances, e, no final da partida, em um pênalti, perdemos o jogo. Ano passado fomos prejudicados pela arbitragem e rebaixados, sim”, avaliou.

O Criciúma agora caiu para a quinta colocação e recebe nesta quinta-feira (30) o Atlético Tubarão no Estádio Heriberto Hülse. O Juventus é vice-líder e enfrenta a Chapecoense amanhã (29).