Cobertura vacinal foi de 80,42% no estado catarinense e de 82,97% em Criciúma
Da Redação
As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos terminou na última sexta-feira (30). No período das Campanhas, que começou em 8 de agosto, foram vacinadas 314.475 crianças contra a poliomielite, cobertura vacinal de 80,42%, e foram atualizadas 428.203 cadernetas na Campanha de Multivacinação.
Os municípios catarinenses têm até o dia 31 de outubro para fazer os registros de vacinação realizados dentro do período de campanhas. Sendo assim, a cobertura vacinal ainda pode sofrer alterações.
Mesmo com o fim das campanhas, as doses das vacinas vão continuar disponíveis nos postos de saúde. “A Secretaria da Saúde mantém as orientações para que os municípios continuem mobilizados, realizem a busca ativa de crianças não vacinadas, ampliem os horários dos locais de vacinação e não cobrem comprovante de residência”, ressalta o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.
Nos postos de saúde são ofertadas gratuitamente 17 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças como poliomielite, febre amarela, sarampo, meningite, caxumba, rubéola, tétano, coqueluche, entre outras.
Pólio
No caso da vacinação contra a poliomielite, durante o período de realização das Campanhas, as doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP) estavam sendo aplicadas indiscriminadamente em crianças de um a quatro anos, desde que já tivessem recebido três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico, aos 2, 4 e 6 meses de idade. Com o fim da Campanha, as doses da VOP voltam a ser aplicadas de acordo com o Calendário Vacinal, aos 15 meses e aos 4 anos.
A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Arieli Fialho, lembra que os pais tiveram quase dois meses para atualizar a situação vacinal dos filhos. “As campanhas terminariam inicialmente no dia 9 de setembro, mas foram prorrogadas e terminaram no dia 30. Tivemos ainda o Dia D, em 20 de agosto, quando todos os municípios abriram postos no sábado, ampliando a oportunidade de vacinação. A Secretaria da Saúde vai seguir com o trabalho de buscar essas crianças e incentivar a vacinação, mas também precisamos contar com a colaboração dos pais”, finaliza a gerente.
Em Criciúma
Segundo a Secretaria de Saúde de Criciúma, mesmo com a campanha, a taxa não atingiu a meta do Ministério da Saúde de 95%. O índice deve aumentar com coleta de dados de salas de vacina privadas. Criciúma encerrou a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite com cobertura vacinal de 82,97%. No último sábado (1º), a Secretaria de Saúde promoveu mais um mutirão de vacinação no Parque Altair Guidi. No total, foram aplicadas 260 doses, sendo 76 delas contra a pólio. Nos dois sábados que antecederam a esse também teve mutirão no Parque dos Imigrantes e no Parque das Nações.
Em Criciúma, 11.001 crianças fazem parte do público alvo da vacinação contra a poliomielite. Até o momento, 9.127 crianças foram imunizadas, faltando 1.324 para alcançar a meta de 95%. Com cobertura vacinal contra a pólio de 82,97%, o município supera a taxa nacional, 54%, e estadual, 73,05%. Apesar do fim da campanha a nível nacional, as vacinas contra a poliomielite e demais vacinas de rotina continuarão disponíveis nas UBSs.