Crise no Vestuário 

Pelo menos 78% dos trabalhadores do setor de vestuário estão em férias coletivas. A informação é do presidente do sindicato dos trabalhadores. Segundo Izio Inácio Hulk, até o momento pelo menos mil profissionais já perderam o emprego. “Só nesta semana tivemos em uma indústria de Içara a suspensão de 400 contratos por 30 dias. Se os shoppings não abrirem, vamos ter demissões em massa no setor. Hoje são 8 mil empregos diretos, mas se levarmos em conta também os empregos indiretos isso representa 30 mil pessoas”.

Transparência

O vereador Ademir Honorato voltou a cobrar um portal da transparência para a Afasc. “Objetivo é permitir que a população possa conferir de perto onde está sendo investido e como está sendo investido os 42 milhões que a Afasc recebe. Não estou contestando o trabalho de excelência que a Afasc desenvolve. Só queremos que cada gasto seja transparente”.

Falando em cobrança 

Vereador Aldinei João Potelecki cobrou na Câmara de Vereadores a ativação do projeto Mão na Roda. Projeto foi aprovado no ano passado, mas ainda não saiu do papel. O foco do projeto é ajudar os microempreendedores individuais as pequenas empresas. “Esse programa se torna ainda mais fundamental neste momento porque os pequenos se não tiverem ajuda vão demitir e fechar as portas. Por isso o nosso pedido para acelerar esse projeto”, explica o parlamentar. Informação Massa FM

Reduzindo

Funcionárias e funcionários da Afasc foram convocados para assinar a redução de salários. Terão 50% dos vencimentos reduzidos e o salário será complementado com 50% do seguro desemprego. Vale lembrar que na Afasc o contrato é CLT. O que permite essa medida.

As máscaras 

Prefeito Murialdo Gastaldon defendeu ontem na Massa FM a regra criada pelo município e lembrou que a medida é sinal de respeito. “Respeito com quem trabalha no comércio e precisa seguir trabalhando, respeito com quem está no Hospital e nas unidades de Saúde trabalhando para contar o vírus. É sobretudo respeito com sua própria saúde. Precisamos tomar esse cuidado para acelerarmos a volta à normalidade”. Em entrevista a Massa FM, ele disse que esperar que a medida tenha a mesma resposta dada a campanha criada para arrecadar alimentos para os mais carentes.

Falando nelas

Ontem, uma postagem do blogueiro André Roldão, falando do alto custo das máscaras NR-95, causou alvoroço nas redes sociais. Rendeu especulações de superfaturamento. Em nota, rapidamente o governo esclareceu. Primeiro falou da qualidade das máscaras, que são destinadas para os profissionais de saúde, que estão na linha de frente. Depois lembrou que a alta procura gerada pela pandemia elevou o preço as alturas.

Sem redução

Por ora, o prefeito Murialdo não trata de redução de salários. Se isso ocorrer, a redução será para todos os maiores salários. Defende que essa medida é mais para fazer média e acaba gerando a falsa impressão de que a culpa da crise está no salário dos políticos. Pode reduzir como já fez em outros momentos, mas agora o tema não está na pauta.

Sem feriado

Município de Criciúma não terá feriados. Em decreto, o prefeito Clésio Salvaro estabelece que em todos os feriados municipais e federais haverá atividade normalmente nas repartições públicos. Decreto considera que os feriados já foram gozados pelos servidores durante os dias de quarentena. Prefeito também está sugerindo que as empresas da cidade adotem o mesmo procedimento.

Teve protesto

Ontem foi dia de manifestação no terminal central em Criciúma. “Queremos que essa manifestação chegue ao governador. Queremos que ele entenda que o transporte coletivo é serviço essencial. Ele pode ser exercido com cuidados. Temos centenas de pais de família que estão com seus empregos ameaçados. Precisamos voltar a trabalhar para ajudar a economia da nossa cidade”, explica Eder Alberto, representante dos trabalhadores e um dos responsáveis pelo movimento.

Explicações

Assembleia aprovou requerimento cobrando do governador Carlos Moisés e do secretário de Saúde Helton Zeferino explicações sobre o contrato com o chamado hospital de campanha. Custo elevado tem sido alvo de críticas em todo o Estado. Ontem na Assembleia também aprovou moção cobrando do governador a reabertura das academias esportivas em todo o Estado.