Secretaria de Turismo está fomentando a ideia junto dos empresários do setor do balneário
Balneário Rincão
A secretaria de Turismo de Balneário Rincão, juntamente com os empresários do setor gastronômico, estão em fase de implantação da rota gastronômica na cidade. Com 26 estabelecimentos gastronômicos, a Associação Turística se reuniu nesta semana para discutir o assunto.
A rota gastronômica irá contar com 26 estabelecimentos entre restaurantes, lanchonetes, pubs, cafeterias e bares e faz parte do Plano Municipal de Turismo realizado pela prefeitura. “Fizemos um Plano Municipal de Turismo, e uma das etapas desse plano era a criação de uma associação turística, e após a rota gastronômica. Os dois já estão caminhando e nós da administração estamos dando todo o apoio aos nossos comerciantes, acreditamos que com a criação da rota gastronômica, o município irá ganhar e os comerciantes ainda mais, pois fortalecerá o nosso turismo, atraindo mais pessoas para nossa cidade”, comemora o diretor de eventos da prefeitura, Fernando Casagrande.
A nova rota tem por objetivo celebrar os produtos regionais, fortalecer a cadeia produtiva da alimentação e valorizar o turismo municipal.
O empresário Edval Savaris, dono do restaurante Avenida das Carnes, comemora a iniciativa. “O Rincão vem crescendo e se faz necessário que os estabelecimentos se envolvam e se organizem na parte gastronômica, para que o turista além de visitar nossos pontos turísticos, conheça nossas opções gastronômicas. A associação já está organizada, com reuniões semanais e agora, estamos organizando para lançar em breve a rota gastronômica”.
No Plano Municipal de Turismo, foram definidas várias ações. Dentre elas, a criação de uma Associação Turística (Assotur) do Balneário Rincão, que servirá de base para o desenvolvimento da gastronomia e dos atrativos turísticos, além das diversas atividades culturais e educacionais, para o desenvolvimento do Turismo no Balneário Rincão, a fim de transformar nossa cidade em um destino turístico o ano inteiro.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), João Raupp, a criação da rota gastronômica e da Associação faz parte do Plano Municipal de Turismo e tem como objetivo promover e realizar ações, visando o desenvolvimento econômico e turístico. “Nossa associação irá promover a capacitação e qualificação, de mão de obra, para suprir as necessidades dos empresários da gastronomia e do comércio em geral da cidade, assim como criar roteiro que interligue as lagoas (Roteiro das Lagoas), estruturando de uma forma que mostre a cultura, a gastronomia, o artesanato, as nossas histórias e demais valores do município”, destaca Raupp.